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Cinema político italiano ganha grande retrospectiva na 30ª Mostra de São Paulo

A atriz brasileira Florinda Bolkan, atualmente radicada na Itália


 

Em ano de eleição no Brasil, a 30ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo propõe uma ponte com um gênero de grande sucesso de público e crítica do passado: o cinema político italiano dos anos 60 e 70, conhecido na Itália como “cinema de empenho civil”. As cópias foram obtidas numa parceria com a Cineteca de Roma, Cinecittà e Cinemateca Brasileira.

Num empenho social e político em forma de cinema, cineastas como Mario Moniccelli, Bernardo Bertolucci, Marco Bellochio, Elio Petri e os irmãos Paolo e Vitório Taviani denunciaram as mazelas da sociedade de seu país e procuraram ecoar pelo mundo os sonhos embutidos nos grandes movimentos políticos internacionais daquelas décadas.

Ao contrário do Cinema Novo brasileiro, os filmes políticos italianos daquele período não se incomodavam com as regras do mercado cinematográfico e diziam ao que vinham já nos títulos, quase sempre diretos. O gênero levou ao cinema italiano um compromisso com a realidade e teve o endosso de premiações internacionais como o Oscar e o Festival de Cannes. A Mostra oferece agora a oportunidade de confrontar estes filmes com os rumos da atual sociedade globalizada.

Por conta da retrospectiva, vem a São Paulo como convidada da Mostra Florinda Bolkan, atriz brasileira radicada na Itália, que foi uma das musas desse gênero e participou do filme Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita (1970), de Elio Petri, presente na retrospectiva. Florinda participará também do júri da 30ª Mostra.

Junto com a retrospectiva, a 30ª Mostra publica o livro O Cinema Político Italiano – anos 60 e 70, organizado por Álvaro Machado e Leon Cakoff e editado pela Cosac Naify. O livro reúne uma série de entrevistas realizadas por duas pesquisadoras de cinema italianas, Angela Prudenzi e Elisa Resegotti, ligadas à Cineteca de Roma e ao Museu de Cinema Italiano em Turim.

Os filmes da retrospectiva

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO (LA CLASSE OPERAIA VA IN PARADISO), de Elio Petri

UN BORGHESE PICCOLO PICCOLO (AN AVERAGE LITTLE MAN) , de Mario Monicelli

BANDITI A ORGOSOLO (BANDITI OF ORGOSOLO), de Vittorio De Seta

ANTES DA REVOLUÇÃO (PRIMA DELLA RIVOLUZIONE), de Bernardo Bertolucci

A CHINA ESTÁ PRÓXIMA (LA CINA É VICINA), de Marco Bellocchio

FEIOS, SUJOS E MALVADOS (BRUTTI SPORCHI E CATTIVI ), de Ettore Scola

DE PUNHOS CERRADOS (I PUGNI IN TASCA), de Marco Bellocchio

LE MANI SULLA CITTÀ (HANDS OVER THE CITY), de Francesco Rosi

IL GIOCATTOLO, de Giuliano Montaldo

IN NOMEDEL POPOLO ITALIANO (IN THE NAME OF THE ITALIAN PEOPLE), de Dino Risi

INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA (INDAGINE SU UN CITTADINO AL DI SOPRA DI OGNI SOSPETTO), de Elio Petri

L´ISTRUTTORIA È CHIUSA: DIMENTICHI, de Damiano Damiani

LETTERA APERTA A UN GIORNALE DELLA SERA, de Francesco Maselli

NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO (C' ERAVAMO TANTO AMATI), de Ettore Scola

O BAILE (BALLANDO BALLANDO), de Ettore Scola / ITÁLIA, FRANÇA, ALGÉRIA

O PRADO (IL PRATO) , de Vittorio e Paolo Taviani

PAI PATRÃO (PADRE PADRONE), de Vittorio e Paolo Taviani

GIORDANO BRUNO (REVOLT OF THE CITY), de Giuliano Montaldo

SACCO E VANZETTI (SACCO AND VANZETTI), de Giuliano Montaldo

SOB O SIGNO DO ESCORPIÃO (SOTTO IL SEGNO DELLO SCORPIONE), de Vittorio e Paolo Taviani

IL CASO MATTEI (THE MATTEI AFFAIR), de Francesco Rosi

I SOVVERSIVI (THE SUBVERSIVES), de Paolo Taviani, Vittorio Taviani

BANDITI A MILANO (THE VIOLENT FOUR), de Carlo Lizzani

TREVICO-TORINO, VIAGGIO NEL FIAT-NAM, de Ettore Scola

UM DIA MUITO ESPECIAL (UNA GIORNATA PARTICOLARE), de Ettore Scola

VENHA DORMIR LÁ EM CASA ESTA NOITE (LA STANZA DEL VESCOVO), de Dino Risi

UN SALUTO A SÃO PAULO, de Elisa Resegotti (curta-metragem), entrevista com o diretor Francesco Rosi

(© Cineminha)

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