Retornar ao índice ItaliaOggi

Notizie d'Italia

 

Michael Schumacher vence no Japão. Ferrari é campeã

08/10/2000

Schumacher comemora o tri

 

O alemão Michael Schumacher fez história nesta madrugada de domingo. Ao vencer o GP do Japão, ele conquistou seu terceiro título mundial da F-1 e quebrou um jejum de 21 anos sem título de pilotos de sua equipe, a Ferrari, a mais tradicional da categoria.

  Com a vitória, Schumacher chega a 98 pontos no Mundial e não pode mais ser alcançado pelo finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, que tem 86 pontos e foi campeão da categoria nos dois últimos anos.

  Hakkinen liderou boa parte da prova desta madrugada, mas terminou na segunda colocação. O terceiro foi o escocês David Coulthard, da McLaren, seguido pelo brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari. O inglês Jenson Button, da Williams, e o canadense Jacques Villeneuve, da BAR, completaram a zona de pontuação.

  Schumacher tinha a pole position, mas acabou largando mal em Suzuka. O alemão puxou sua Ferrari para a direita, na tentativa de bloquear o caminho de Hakkinen. Não deu certo.

  O finlandês conseguiu trazer seu McLaren mais ainda para a direita e pular na frente de Schumacher, assumindo a liderança da corrida. Já Rubens Barrichello, que largou em quarto, acabou perdendo duas posições.

  Rapidamente, Hakkinen e Schumacher passaram a ditar um ritmo de prova bem diferente dos outros concorrentes, com voltas muito rápidas. O finlandês foi ligeiramente mais rápido nesta parte da prova, mas conseguiu abrir, no máximo, 2s3.

  Os dois líderes foram os últimos a fazer a primeira parada de boxes. Hakkinen parou na 22ª volta e perdeu 6s8. Schumacher veio logo a seguir, e a Ferrari o mandou de volta à pista 7s4 depois. Barrichello ganhou duas posições e foi para quarto, de onde não mais saiu.

  A esta altura, a garoa começou a cair um pouco mais forte em Suzuka. Com pista escorregadia, Schumacher passou a tirar a diferença para Hakkinen, diminuindo para menos de um segundo a vantagem do piloto da McLaren.

  Mas foi entre as voltas 37 e 40 que tudo acabou decidido. No 37º giro, Hakkinen fez sua segunda parada nos boxes em 7s4. Schumacher manteve-se na pista e fez três voltas fantásticas, enquanto o finlandês estava com pneus frios e o carro pesado, cheio de combustível.

  Na 40ª volta, o alemão foi para a sua segunda parada. E aí foi a vez de a Ferrari fazer sua parte, realizando o trabalho de boxes em 6s0. Schumacher voltou a pista na primeira colocação, com mais de quatro segundos de vantagem para Hakkinen.

  Daí para frente, foram 13 voltas de mais emoção e expectativa. A pista continuou escorregadia devido à insistente garoa. Mas Michael Schumacher levou sua Ferrari na ponta dos dedos até o fim, até mesmo aumentando sua vantagem para Mika Hakkinen.

  Depois de 21 anos, os italianos e o mundo viram um piloto da Ferrari ser o campeão do mundo. E Michael Schumacher, tal como Ayrton Senna, Nelson Piquet e outras lendas do automobilismo, é o tricampeão mundial da F-1. (UOL)

Ferrari

  Já virou obsessão. A Ferrari ganhou o Mundial de construtores no ano passado e pouco se importou. O que conta mesmo é o título de pilotos, que não vem desde 1979. Para isso, o time italiano conta novamente com o talento do alemão Michael Schumacher e, agora, com o brasileiro Rubens Barrichello. Logo na primeira corrida, uma prova de força. Schumacher e Barrichello fizeram dobradinha na Austrália.

Scuderia Ferrari
Via Emilia 1163/1
41100 Maranello
Modena, Itália

Nome oficial: Scuderia Ferrari Marlboro
Dono: Luca di Montezemolo
Chefe de equipe: Jean Todt
Projetista: Rory Byrne
Pilotos: Michael Schumacher (ALE) e Rubens Barrichello (BRA)
Piloto de testes: Luca Badoer (ITA)
Motor: Ferrari 049 V10
Pneus: Bridgestone
Combustível: Shell
Estréia na F-1: GP de Mônaco - 1950
Primeira vitória na F-1: GP da Inglaterra - 1951
GPs disputados: 620
Vitórias: 126
Pole-positions: 127
Melhores voltas: 140
Mundiais de construtores: 9 (61, 64, 75, 76, 77, 79, 82, 83 e 99)
Mundiais de pilotos: 9 (52, 53, 56, 58, 61, 64, 75, 77 e 79)
Melhor temporada: 1998 (133 pontos)
Temporada 99: Campeã - 128 pontos

 

Michael Schumacher

  Reconhecidamente o melhor piloto da F-1, Michael Schumacher já vai enfrentando a desconfiança da equipe Ferrari. Contratado a peso de ouro, foi vice em 97 e em 98. No ano passado, um grande infortúnio: quebrou a perna após um acidente em Silverstone e acabou sem chances de título.

  Campeão em 94 e 95, o alemão não tem escolha: nesta temporada, os "tiffosi" não querer nada menos do que o título, que não vem para um piloto da Ferrari desde 79.

  Na primeira prova da temporada, uma festa. Schumacher estava em terceiro, quando os dois carros da McLaren quebraram. Vitória e já liderança no Mundial

Data de nascimento: 3 de janeiro de 1969
Local: Hürth-Hermülheim, Alemanha
Equipe: Ferrari
GPs disputados: 127
Vitórias: 36
Pódios: 72
Pole-positions: 23
Melhores voltas: 39
Pontos na carreira: 580
Melhor participação: Campeão (94, 95)
Temporada 99: 5º lugar - 44 pontos
Estréia: 1991 - Jordan
Site oficial: www.michael-schumacher.org

Para saber mais sobre:

powered by FreeFind

Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi