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Um arquiteto bolonhês em Belém

03/10/2000

 

 

Em 1753, desembarcava no Brasil o arquiteto Bolonhês Antônio José Landi, como membro integrante da comissão encarregada de demarcar a fronteira entre as terras espanholas e portuguesas na América do Sul e acabou nunca mais deixando Belém do Pará, marcando de forma significativa a paisagem urbana da cidade, projetando e construindo alguns de seus prédios mais importantes da cidade.

  Coincidentemente, é um dos prédios projetados por ele que abriga desde meados do mês passado a mostra Amazônia Felsínea (termo que remete ao nome etrusco de sua terra natal, Bolonha), um evento que tem por objetivo não apenas divulgar a curiosa história desse arquiteto que, aos 37 anos, deixou uma confortável vida para trás e veio criar raízes nos confins do Amazonas, onde acaba morrendo em 1791. Mas também mostrar como de certa forma ele ajudou a moldar a cara da capital paraense.

  Além de ter concebido vários projetos arquitetônicos para a cidade (alguns não chegaram a ser construídos, outros já foram destruídos, mas ainda há vários exemplos de sua obra), coube a ele, por exemplo, a bem-sucedida tentativa de transplantar frutos não-originários da Amazônia para a região, o que, segundo os pesquisadores, explica o fato de as ruas de Belém serem bordejadas ainda hoje por frondosas mangueiras. Também foi ele que introduziu o tijolo e o reboco na região e chegou a ter uma olaria. Os primeiros estudos sobre a influência de Landi na cidade foram desenvolvidos na década de 50 por Robert Smith.

  Dividida em três diferentes blocos - que retratam sua formação e carreira bolonhesa, o período de três anos que passou em Portugal à espera do embarque para o Brasil em decorrência da morte de D. João V, e as décadas que viveu na Amazônia - refletem o curioso encontro que essa fascinante (e misteriosa) figura promoveu entre o que havia de mais moderno arquitetonicamente na Europa e os confins da selvagem e tropical Amazônia.

  "Ele é um tardo-barroco, com aspectos já clássicos", explica o arquiteto Mauro Gondi, um dos organizadores da exposição. A mostra Amazônia Felsínea já foi vista em Portugal, na Itália e agora no Brasil. Infelizmente, ainda não foi obtido patrocínio para trazer a exposição para São Paulo ou para o Rio. Ao todo, foram selecionadas de 70 a 80 imagens - em sua maioria reproduções. Suas gravuras - ele foi o autor da primeira coleção de "vedute" (verdadeiros cartões-postais) de Bolonha -, desenhos, projetos que estão espalhados por diversas coleções em todo o mundo e seria muito caro reuni-las.

  Também foi organizado um amplo catálogo, com textos de especialistas e uma série de documentos iconográficos interessantes. "O verdadeiro intuito é despertar o interesse para esse personagem e não mostrar toda a sua obra", afirma Gondi. (M.H., OESP)


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