Retornar ao índice ItaliaOggi

Notizie d'Italia

 

O "Pinochio" de Benigni estréia na Itália

03/10/2002

Pinochio, o novo filme dirigido e interpretado por Roberto Benigni

 


Roma - Pinochio, o novo filme dirigido e interpretado por Roberto Benigni, o diretor de A Vida É Bela (Oscar, 1999), inspirado na célebre obra de Carlo Collodi, estréia no dia 11 em 860 salas de cinema de toda a Itália.

   Trata-se de um verdadeiro recorde que preocupa alguns distribuidores e produtores de cinema italianos, considerando-se que o filme do popularíssimo cineasta ocupará quase um terço das 3 mil telas italianas.

   Mas este não é o único recorde batido por Pinochio antes mesmo de sua estréia: o filme custou cerca de US$ 43 milhões, uma quantia astronômica, diante da reduzida cinematografia italiana dos últimos anos.

   Pinochio foi realizado pelos estúdios de Papignano, em Terni, no centro da Itália, onde foram construídos imponentes estúdios que serão transformados, em parte, no parque infantil de Cesena, uma cidade que fica nas imediações dos estúdios.

   A "cidade de brinquedo" da história foi criada com milhares de brinquedos gigantes que agora ocupam um dos galpões dos estúdios. Para o vestuário dos atores e para os quatro mil extras foram confeccionados cerca de mil trajes. A rodagem do filme durou 28 semanas, com uma equipe de filmagem composta por 150 pessoas, além de 100 técnicos.

   O filme chega com um lançamento publicitário sem precedentes, com entrevista coletiva de Benigni durante as filmagens, transformando o filme num grande evento da cinematografia italiana.

   Benigni trabalhou pela primeira vez com tecnologia digital para aumentar e encurtar o nariz do mentiroso Pinochio, por exemplo, e para a cena da baleia, a cargo de Rob Hodgson.

   Os atores, além de Benigni, que personifica Pinochio, são os veteranos Carlo Giuffré no papel de Gepetto e Nicoletta Braschi no papel da "fada boa", enquanto Corrado Pani é o juiz que lembra ao boneco suas maldades.

   A maior parte do elenco é composta por atores de teatro, como o próprio Giuffré, o napolitano Beppe Barra (o grilo), e Max Cavallari e Bruno Arena formando a inesquecível dupla do Gato e do Zorro.

   O figurino e a cenografia foram realizadas por Danilo Donati, que morreu em dezembro passado, pouco antes da conclusão das filmagens. O filme foi produzido na Itália pela Melampo Cinema, de Benigni e de sua mulher, a atriz Nicoletta Braschi, que também financiou a produção de A Vida É Bela, que custou US$ 6 milhões, além de Medusa e Miramax, que distribuem o filme na Itália e no resto do mundo.

   Através da Miramax, Pinochio deverá chegar aos cinemas dos Estados Unidos no Natal, com estréia prevista para o dia 25 de dezembro em numerosas cidades norte-americanas. (ANSA-AE )

estadao.com.br)

 

Para saber mais sobre:

powered by FreeFind

Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi