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Veneza: Ang Lee ganha o Leão de Ouro pela segunda vez em dois anos

O cineasta taiwanês, radicado nos Estados Unidos, Ang Lee, com seu segundo Leão de Ouro
 

Thriller sexualmente explícito ambientado em Xangai nos anos 1940, 'Lust Caution' surpreende em Veneza

Luiz Zanin Oricchio, enviado especial a Veneza

VENEZA - O taiwanês, radicado nos Estados Unidos, Ang Lee, surpreendeu a todos, vencendo pela segunda vez, no intervalo dois anos, o Leão de Ouro de Veneza, com Se, Jie (Lust Caution). Lee já havia ganhado o festival, dois anos atrás, com O Segredo de Brokeback Mountain, a famosa história dos caubóis gays.  

Agora, sua temática é hetero. Se, Jie é baseado no romance de Eileen Chang, que muitos definem como a Jane Austen chinesa. Em 156 minutos ambienta-se na Xangai dos anos 40, ocupada pelos japoneses.  

Yee (Tony Leung) é um poderoso colaboracionista do governo títere. Wong Chia Chi (a estreante Tang Wei) é uma jovem atriz, que entra para o movimento de resistência à ocupação japonesa. O problema da resistência é chegar até Yee, alvo em aparência inalcançável, cercado da mais rígida segurança. A garota será o único meio de atingi-lo e o caminho será o do sexo, naturalmente. Causou algum escândalo por causa das cenas quentes, porém filmadas de maneira estetizada, o que as atenua.  

Alguns filmes apontados como favoritos receberam prêmios de consolação, como o francês La Graine et le Mulet, sobre o cotidiano dos franco tunisianos na região de Marselha, e I'm not There, uma nada convencional biopic de Bob Dylan, feita por Todd Haines, que dividiram o Prêmio Especial do Júri. Cate Blanchet, que interpreta Dylan como um dândi, levou a Copa Volpi de melhor atriz. Já o ator foi Brad Pitt, por sua caracterização como Jesse James, um dos mitos do Oeste.  

Brian de Palma foi considerado o melhor diretor por Redacted, sua corajosa e inovadora leitura da invasão americana ao Iraque e dos efeitos deletérios que ela causa aos próprios Estados Unidos.  

O filme de Ang Lee ainda rendeu o prêmio de fotografia a Rodrigo Prieto e o francês La Graine et le Mulet deu à jovem atriz Rafsia Herzi, que faz uma dança do ventre estonteante, o Prêmio Marcello Mastroianni de revelação.  

O engajado It's a Free World, de Kean Loach deu a seu companheiro de tantos trabalhos, Paul Laverty, a Osella de melhor roteiro.  

Como se esperava os três filmes italianos em concurso, que decepcionaram a todos, não levaram nenhum prêmio. E o resultado expressou a vocação inicial da seleção: um vencedor oriental, com capital de produção norte-americano e muitos filmes para os Estados Unidos, o país que mais teve longas em competição. Veneza 2007 foi uma espécie de mostra sino-americana realizada na Europa. Os outros entraram como coadjuvantes. Inclusive os donos da casa.

Ang Lee é o terceiro diretor a vencer Veneza duas vezes. Os outros são: o francês Louis Malle, com Atlantic City, em 1980, e Adeus, Meninos, em 1987. E o chinês Zhang Yimou, com A História de Qiu Ju, em 1992, e Nenhum a Menos, em 1999. O curioso é que Yimou foi o presidente do júri deste ano, que deu o segundo prêmio a Ang Lee, de Taiwan.
 

Veja a lista completa com todos os ganhadores do 64º Festival de Cinema de Veneza: 

Leão de Ouro para o melhor filme: Se, Jie (Lust, Caution), de Ang Lee (Taiwan)

Leão de Prata para melhor direção: Brian de Palma, por Redacted (EUA)

Prêmio Especial do Júri: La Graine et le Mulet, de Abdelatif Kechiche (França)

Prêmio Especial do Júri: I'm not There, de Todd Haynes (EUA)

Copa Volpi, melhor ator: Brad Pitt, por The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (EUA)

Copa Volpi, melhor atriz: Cate Blanchett, I'm not There (EUA)

Prêmio Marcello Mastroianni para jovem atriz ou ator emergente, melhor atriz: Rafsia Herzi, de La Graine et le Mulet (França)

Osella para fotografia: Rodrigo Prieto para Se, Jie (Lust Caution)

Osella para melhor roteiro: Paul Laverty, por It's a Free World (Inglaterra)

Prêmio Especial pelo conjunto da obra: Nikita Mikhalkov (Rússia)

Leão Especial para inovação da linguagem cinematográfica Leão do Futuro. Prêmio para primeira obra Luigi de Laurentiis: La Zona, de Rodrigo Plá (México)

Prêmio Horizontes: Autumn Ball, de Veiko Ounnpuu (Estônia)

Prêmio Horizontes Doc: Useless, de Jian Zhang-Ke (China)

Leão Curto Curtíssimo: Dog Altogheter, de Paddy Considini (Inglaterra)

Prêmio UIP para curtas: Alumbramiento, de Eduardo Chapero-Jackson (Espanha)

(© Estadão)

 


Un premio che accontenta critica e pubblico

Di Grazia Casagrande

 


Un'intervista ad Ang Lee, vincitore a Venezia con una storia d'amore e di morte

A Venezia aveva già conquistato il Leone d'Oro due anni fa con un film dai contenuti spiazzanti, I segreti di Brokeback Mountain. Ora si è affermato di nuovo con Lust, Caution, un film, dal forte contenuto erotico, che racconta una storia d'amore e di spionaggio. Ecco, direttamente dalle parole del regista, che cosa significhi per lui fare cinema.

Dopo aver vinto con I segreti di Brokebach Mountain, in cui propone in modo inconsueto il tema dell'omosessualità, senza però che vi siano scene esplicite, eccolo di nuovo vincitore con quest'ultimo film, in cui risulta chiaro prima di tutto che a lei piacciano le donne e in secondo luogo che le interessa esplorare il tema della sessualità in tutte le sue varianti...

Per me ogni film indaga la ricerca su se stessi che gli esseri umani compiono e la sessualità, sia omo che etero è uno strumento per andare al fondo della propria anima. Altro tema che mi interessa esplorare è quello dell’ambiguità che in questo mio ultimo film è dietro ogni ruolo. L’ambiguità è un elemento tipicamente umano, riguarda l’individuo e non la società.

 
Il film è tratto da un racconto breve di Eileen Chang, ma il finale nel testo è più leggero rispetto a quello del film…


Il racconto da cui ho tratto la storia è secondo me l’unico in cui la scrittrice parli di se stessa, anche se sono tanti quelli che ha scritto. Ma in questo, in sole 28 pagine, sono racchiusi tanti elementi oscuri dell'animo umano e sono questi quelli che io posso sviluppare in un film. Il romanzo infatti è per me il punto di partenza e non d’arrivo del mio lavoro. Ne ho parlato anche con i miei collaboratori, bisogna “uscire” dal romanzo, che non significa tradirlo: devo poter chiarire l’oscuro, oltre che presentare il chiaro.

Si dice che lei piaccia a tutti: a destra, a sinistra, al centro... Pensa che il suo lavoro abbia anche una valenza politica?

Mi considero fortunato. Ogni film può passare da una cultura ad un’altra. E ogni film è un passo per capire le diverse culture su cui fisso il mio interesse. La distanza aiuta: quando sono negli Stati Uniti, riesco a vedere meglio la ricchezza della cultura orientale. È come andare nello spazio e guardare la terra dal di fuori: si vede molto di più… E anche da un punto di vista occidentale con questo criterio si riesce a capire di più. Una cultura diversa fa meglio esaminare e capire la propria cultura d’origine: questa per me è libertà. L’industria cinese mi permette di sviluppare la mia idea di cinema e posso utilizzare la tecnologia del mio Paese con gli strumenti che ho appreso negli Stati Uniti. È chiaro che mi sento davvero fortunato. Questo è l'aspetto che mi interessa, non ho ambizioni diverse.

In questo film le scene di sesso sono molto esplicite…

Come dicevo prima, la sessualità per me è centrale nella vita dell’uomo. Ma non voglio assolutamente limitare solo a quello l’essere umano, mi piace indagarne ogni aspetto.

Nel film c’è molta violenza e anche il sesso connotato in questo modo, violento, estremo, oltre che esplicito…

Non mi interessa un certo tipo di violenza, quella del cinema americano più popolare, ma esplorare che cosa si intende per violenza nella mia cultura. Nella prima parte del film, la protagonista finge di non vedere il fondo del suo inconscio, di non  riconoscere il mostro che c’è dentro di lei. alla fine preferisce morire, ma salvare la vita al "nemico" di cui si è innamorata, o meglio con il quale ha conosciuto una passione travolgente. 
Il mio interesse era proprio esplorare l’ambiguità dell’animo umano. So praticamente di essere come schiavo del desiderio costante di esprimere certe idee attraverso il mio cinema…

(© Wuz)

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