NOVA YORK - Um espetáculo solo sobre o poeta
italiano Dante Alighieri pode não soar como algo
muito divertido, mas quando o ator que o
apresenta é Roberto Benigni, famoso por sua
reação empolgada depois de conquistar um Oscar,
já se sabe que não será algo que fará o
espectador cochilar.
"TuttoDante" (Todo Dante) tem como ponto de
partida a maior obra do poeta, "A divina
comédia", uma alegoria medieval em que Dante
percorre os círculos do inferno até chegar ao
fundo do poço, emerge no purgatório e finalmente
ascende ao paraíso.
"Não sou professor - sou um showman", disse
Benigni em entrevista alguns dias antes de fazer
sua estreia nos palcos norte-americanos com o
show, na terça-feira. "Não esperem comentários
ou notas de rodapé."
"TuttoDante" é em parte um show humorístico e
em parte performance do quinto canto do poema,
no qual Dante encontra amantes famosos do
passado que foram punidos pela lascívia. O
espetáculo já fez sucesso na Itália, além de
Paris, Atenas e Londres.
Nas próximas semanas Benigni o levará para
San Francisco, Nova York, Montreal, Boston,
Toronto, Quebec, Chicago e Buenos Aires.
Celebridade na Itália há anos, Benigni ficou
mundialmente conhecido em 1998 com sua
tragicomédia sobre o Holocausto, "A Vida é
Bela", que ele dirigiu e protagonizou. Ele
recebeu o Oscar de melhor ator pelo filme, que
também ganhou o Oscar de melhor filme em língua
estrangeira.
Conhecido por seu humor e sátira política,
Benigni infundiu um ânimo novo na cerimônia do
Oscar quando subiu sobre seu assento, empolgado,
ao ouvir que ganhara uma estatueta.
Ele fala do poema de Dante com empolgação
semelhante, gesticulando animadamente e rindo
quando reflete sobre em qual círculo do inferno
colocaria o primeiro-ministro italiano Silvio
Berlusconi, frequentemente alvo de seu humor
mais cortante.
"Os humoristas têm o dever de fazer piadas
para proteger as pessoas, os cidadãos, do poder
- o governo", disse Benigni, falando em inglês.
Ele diz que é invejado por comediantes de
fora da Itália, que lhe dizem: "Você tem sorte,
Benigni - tem Berlusconi."
"Quando Berlusconi não estava no poder,
quando não era primeiro-ministro, eu me voltei a
Dante porque não sabia o que fazer sem
Berlusconi", disse Benigni, falando do magnata
da mídia que foi eleito primeiro-ministro pela
terceira vez em abril de 2008.
Benigni disse que Berlusconi será mencionado
no show e que ele pode também falar sobre
políticos americanos. Seu monólogo é em grande
medida improvisado, mudando a cada noite.
(©
O Globo)
A Cinderela de Rossini do
Metropolitan para o cinema
La Cenerentola, a versão
operística de Gioachino Rossini para a Cinderela de Charles Perrault, é a última
ópera da temporada 2008-2009 do Metropolitan Opera de Nova York a ser
transmitida nos cinemas no Rio e em mais 10 cidades brasileiras. Composta em 1817 por Rossini, a opera buffa La Cenerentola é um
primor de inventividade melódica e vitalidade rítmica, substituindo o elemento
mágico do conto original por um caráter mais realista e humano. Desta forma, a
fada madrinha cede lugar a um tutor, Alidoro ("asas de ouro"), que conduz a
transformação da protagonista e o reconhecimento de seu valor pelo príncipe e
por sua própria família.
Na atual produção do MET, de
Cesare Lievi, a vocalização virtuosística, porém dramaticamente consistente, da
heroína está a cargo da mais nova sensação do bel canto, a excepcional
mezzo-soprano Elina Garanca, que alia a sua beleza cênica a uma linha de canto
irretocável, compondo um fraseado de elegância e flexibilidade, perfeito para a
profusão de ornamentos da escrita rossiniana. Como Don Ramiro, o príncipe, outro
jovem expoente do bel canto, o tenor americano Lawrence Brownlee. Completam o
elenco nomes de primeiríssimo nível, essencial para que transpareça a riqueza
das cenas de conjunto da Cenerentola rossiniana. Como Alidoro, o baixo-barítono
John Relyea, Simone Alberghini vive o cômico e oportunista empregado Dandini, e
o consumado basso buffo italiano Alessandro Corbelli emprega toda a sua
experiência como o cruel padrasto Don Magnifico. O maestro Maurizio Bernini rege
a orquestra do MET.
Com La Cenerentola, encerra-se a
bem-sucedida primeira temporada de transmissões operísticas do MET pelos
cinemas, que já contabilizou um público de mais de 19 mil espectadores. Para a
próxima temporada, a MovieMobz pretende realizar as transmissões ao vivo.
(©
JB Online)
VÍDEO:
Benigni recita Dante
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