Retornar ao índice ItaliaOggi

   

Notizie d'Italia

   

 

Turandot, última ópera de Puccini, em Curitiba

Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Curitiba

 No programa Ópera Ilustrada, os trechos mais importantes da ópera Turandot, de Giacomo Puccini
 

A encenação trechos mais importantes da ópera Turandot, de Giacomo Puccini, será apresentada no programa Ópera Ilustrada, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), às 20h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. O espetáculo tem a regência do maestro italiano Andrea di Mele, e a direção artística de Neyde Thomas e Rio Novello.

A programação retoma a série de recitais dos trechos mais significativos das óperas, intercalados com comentários sobre o contexto histórico e a estrutura cênica de cada montagem. Em Turandot, os comentários sobre a peça serão feitos pelo maestro Andrea di Mele, responsável também pela direção musical.

Turandot

O espetáculo faz uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Giacomo Puccini, autor das famosas La Bohème, Madame Butterfly e Tosca. Turandot é a última ópera de Puccini, que morreu em 1924, deixando-a inacabada. Ela é composta em três atos e baseada na peça de Carlo Gozzi. A ópera foi concluída por Franco Alfano e estreou em 1926, no Teatro Scala, de Milão.

A ópera narra a história do príncipe Calaf, da princesa Turandot, filha do imperador chinês, e Liu, uma escrava. A princesa não quer saber de se apaixonar e propõe um desafio àqueles que desejam desposá-la. Eles devem decifrar três enigmas e quem não conseguir é morto, sendo sua cabeça exposta sobre a muralha. O triunfo final de duas personagens que se comportam de forma censurável (Turandot e o príncipe Calaf) chocou o público da época. Turandot, entretanto, encanta pela beleza das melodias, extremamente melancólicas e sensuais, típicas da obra de Puccini.

Para interpretar os principais personagens, entram em cena o tenor Douglas Benzi, que representa Altum, o imperador da China, a soprano Ana Paula Brunkow, no papel da Princesa Turandot, o tenor Miguel Geraldi, como Calaf, e a soprano Lúcia Vasconcelos, como a escrava Liu. Também participam do espetáculo Bruno Spadoni, Divonei Scorzato, Ricardo Bührer, Jefferson Pires, Carlos dos Santos e Rio Novello (também como ator), além de um coro de mais de 40 cantores.

Serviço:

Ópera Ilustrada – encenação de trechos da ópera Turandot, de Giacomo Puccini
Data: 9 e 10 de maio (sexta-feira e sábado), às 20h30
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento
Ensaio aberto na quinta-feira, 8 de maio, às 20h30, com entrada franca.

(© Oriundi)

Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi