Retornar ao índice ItaliaOggi

   

Notizie d'Italia

   

 

Itália expõe obras de matemático pintor do século XV

Em seus afrescos, Piero della Francesca retratou desde o nascimento à morte de Jesus Cristo
 

Não muito tempo após sua morte, em outubro de 1492, Piero della Francesca já começou a ser lembrado mais como matemático do que como pintor. Menos de duas décadas se passaram antes que o papa Júlio II ordenasse a demolição de seus afrescos no Vaticano (bem como os de outros grandes pintores do século precedente) para abrir espaço ao trabalho de Rafael.

A lista de afrescos pintados por Piero em outros lugares causa melancolia. De Perugia a Florença, de Ferrara a Ancona, de Loreto a Pesaro, o único ciclo completo que parece ter sobrevivido é "A Lenda da Verdadeira Cruz", em Arezzo, uma cidade não muito visitada na estrada entre Roma e Florença.

A narrativa representa uma espécie de história do mundo, do Jardim do Éden ao nascimento e morte de Cristo, da vitória do imperador Constantino sobre os pagãos à redescoberta da Verdadeira Cruz, símbolo da redenção da humanidade. Meticulosamente analisada ao longo de muitos anos, para evitar danos causados por excesso de zelo na limpeza, o afresco restaurado com apuro foi reinaugurado em 2000, mas atraiu menos atenção do que teria sido o caso em outras circunstâncias.

A limpeza cuidadosa também mostrou, no painel que tem por tema o "sonho de Constantino", o primeiro céu estrelado na história da pintura ocidental, no qual as constelações são representadas de maneira meticulosa.

A conclusão desse completo programa de conservação, e os frutos da reavaliação da vida e era de Piero pelos estudiosos que ele ajudou a estimular, estão sendo celebrados na exposição "Piero della Francesca e as Cortes Italianas", que ocupa o Museu Estatal da Arte Medieval e Moderna, em Arezzo, e algumas salas nas cidades vizinhas de Monterchi e Sansepolcro. A mostra reúne o maior número de obras de Piero já exibidas em conjunto.

A exposição, que inclui também uma coleção respeitável de trabalhos de outros pintores da era, estará aberta até o dia 22 de julho. Piero nasceu em 1412, ou perto disso, na cidade de Borgo San Sepolcro, como era então conhecida. Fundada, de acordo com a tradição, por dois peregrinos de retorno à Itália depois de uma visita ao Santo Sepulcro, em Jerusalém, a cidade é hoje um lugarzinho sossegado, mas, quando surgiu, ocupava posição estratégica no vale do rio Tibre, por sobre as rotas comerciais que conectavam o centro da Itália ao Mar Adriático.

Piero, filho de um comerciante, tomaria parte na vida intelectual e artística de todas as cortes principais da região - Ferrara, Rimini e Urbino -, bem como na corte papal, em Roma. Seu treinamento inicial na matemática, característico do filho de um comerciante, deve ter sido completamente prático e dirigido a calcular diferentes pesos e medidas, avaliar volumes de barris e fardos e cuidar da contabilidade.

Mas, posteriormente, ele se tornou o principal responsável por reviver e explicar o trabalho de Euclides e outros cientistas gregos. Seus dons artísticos permitiram que produzisse desenhos precisos e conceitualmente sofisticados para ilustrar os textos desses autores e os seus próprios.

Embora jamais tenha escrito em latim, um manuscrito recentemente descoberto sobre Arquimedes, com ilustrações de Piero, oferece nova prova de que ele não só compreendia os mais complexos textos latinos, mas os esclarecia com seu desenho geométrico.

Mesmo assim, a vocação inicial de Piero era a pintura, e ele se tornou aprendiz de um artista local. Sua primeira colaboração documentada com um pintor de fora de San Sepolcro aconteceu em 1439, quando trabalhou com Domenico Veneziano em afrescos para a cidade de Florença. Domenico tinha origens venezianas, como indica seu nome, e poucas de suas pinturas sobreviveram. Ele foi pioneiro na perspectiva e nas sutilezas da luz, o que influenciou Piero de maneira duradoura.

Os dois pintores eram fascinados pela escola holandesa de arte, e Piero manifestou sua determinação de dominar as técnicas da pintura a óleo, que ele pode ter aprendido diretamente de um artista holandês, possivelmente em Ferrara.

Mas ele jamais migrou definitivamente para o óleo em seus quadros e o mais comum era que usasse uma combinação de óleos e têmpera. No período em que Piero esteve em Florença, uma série de grandes concílios, cujo objetivo era reunir a Igreja Católica e a Ortodoxa, ocorreu. Ele pôde ver em pessoa os trajes e chapéus exóticos da delegação ortodoxa, que incluía o imperador bizantino em pessoa.

Depois disso, seus trabalhos passaram a incluir trajes bizantinos regularmente, em especial "A Lenda da Verdadeira Cruz" e o célebre afresco "Flagelação", em Urbino, algo que alimentou debates futuros sobre o significado mais profundo dessas figuras.

Piero combinou matemática e pintura com igual sucesso ao longo de quase toda sua carreira. A utilidade da arte para a matemática é evidente, mas é difícil determinar de que maneira a matemática influenciou seus quadros. Em seu tratado "De Prospectiva Pingendi", ele criticou seus colegas pintores por não dominarem as leis da perspectiva científica, mas, ainda assim, não aderiu a normas rígidas de perspectiva em seu trabalho.

A teoria de Piero sobre a perspectiva era complicada demais para que pintores pudessem usá-la na prática e só foi impressa na era moderna. O manuscrito foi produto dos 20 anos finais da vida do artista, os quais ele passou em Borgo San Sepolcro, depois de praticamente abandonar a pintura - provavelmente em conseqüência de problemas de visão.

O concílio a que o jovem Piero assistira em Florença teve conseqüências inesperadas em sua vida. O Papa, empobrecido devido às despesas do evento, cedeu Borgo San Sepolcro a Florença em troca de dinheiro. Os cidadãos locais demoraram alguns anos para reconquistar sua autonomia, e o afresco de Piero em Arezzo, com sua imponente imagem de Cristo ascendendo do túmulo, portando uma bandeira nas mãos, parece representar não só o mistério final da fé católica, mas também o ressurgimento do orgulho cívico em sua cidade natal.

Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME
 

Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi