Retornar ao índice ItaliaOggi

   

Notizie d'Italia

   

 

Lançada na Itália primeira biografia de Versace

O falecido estilista italiano Gianni Versace
 

Agência ANSA

ROMA - Dez anos após morte do estilista italiano Gianni Versace é lançada na Itália a sua primeira biografia, que não foi autorizada. Versace foi um símbolo para a história da moda com o seu talento, intuição de comunicador e amabilidade.

O livro "O Mito Versace" relata a vida de Gianni Versace através de documentos e depoimentos de quem o conheceu. A autora, Minnie Gastel, é uma jornalista milanesa.

O livro enfatiza como com humildade o "mito" Versace se definiu como um "simples costureiro". O próprio Versace revela na obra que "quando cheguei a Milão, tudo aquilo que eu aprendi com a minha mãe tive que esquecer, porque havia outros termos, outras tecnologias. Depois descobri que os seus ensinamentos ainda eram válidos. O verdadeiro artista é o artesão. São engraçados certos estilistas que dizem não ser costureiros. Um estilista deve ser um costureiro".

Gianni Versace desconhecia a sua genialidade, a sua intuição que o levou a escolher o fotógrafo Avedon para lançar a sua moda e criar o fenômeno das top models.

As outras pessoas, no entanto, percebiam a sua genialidade facilmente. Nos anos setenta, a Callaghen o contratou como estilista substituindo o cargo de Walter Albini. Para Versace foi uma surpresa, pois entrou um dia como cliente de tecidos e roupas para sua loja de Calábria e saiu na mesma noite como estilista.

Gianni Versace triunfou, revolucionando a moda.

- Inicialmente suas criações eram sóbrias, burguesas. Ele introduziu as cores, misturou os tecidos e usou materiais inéditos, ousou decotes e linhas sensuais, porque queria que as suas mulheres ficassem lindas.

Versace também levou ao sucesso a marca Genny, de Arnaldo e Donatella Girombelli.

- Quando saíam os 18 tailleurs da Genny, já estavam todos vendidos. As senhoras reservavam antes de vê-los na loja.

Em 1977 o estilista assinava três coleções, Genny, Callaghan e Complice. De 1977 para 1978 projeta uma coleção denominada New romantic, em que mistura seda e couro, punk e chique. O sucesso foi mundial. Diane Vreeland, a temida ex-diretora da Vogue America, manda um bilhete o parabenizando. Nasce, assim, o mito Versace.

(© JB Online)

Saiba +

Site oficial Versace

 

Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi