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Mestre do cinema italiano, Zurlini aproxima o improvável

Valerio Zurlini
 

Saem em DVD três longas de um dos mais importantes diretores dos anos 60

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em "Verão Violento", a viúva de um oficial da Marinha encontra um adolescente. Em "A Moça com a Valise", a moça pobre abandonada à própria sorte por um canalha encontra um rapaz rico e solitário (e irmão do canalha). Em "A Primeira Noite de Tranqüillidade", um professor encontra e se deixa seduzir por uma trânsfuga da escola.

Nos três filmes de Valerio Zurlini (1926-1982) que a Versátil está lançando em DVD, o que vemos é isso: aproximações entre seres que dificilmente se acreditará que possam se aproximar, tais as diferenças de classe social, idade ou educação entre eles. No entanto, o diretor italiano é um mestre nisso: em aproximar o improvável, em descobrir identidades secretas ali elas nunca parecem poder existir.

Talvez o que una todos esses personagens seja a tristeza. Pois é triste a viúva que faz Eleonora Rossi Drago em "Verão Violento" (1959), menos por ser viúva, mas por intuir que seu casamento com esse herói nacional não foi a coisa mais feliz do mundo.

E triste é Jean-Louis Trintignant, o jovem que se aproxima dela, que já nas primeiras cenas pode-se ver o quanto é deslocado do grupo de jovens ricos de sua idade.

O mais espantoso em "Verão Violento" é que, sendo um filme de estréia no longa-metragem -é verdade que o cineasta bolonhês realizara anteriormente alguns curtas soberbos-, Zurlini demonstre um domínio de sua técnica e um conhecimento tão maduro de seus personagens, de maneira a flutuar com absoluta desenvoltura entre o grupo e a intimidade dos protagonistas.

E a cena em que Rossi Drago (que está notável) participa da festinha dos adolescentes poderia com facilidade se transformar em algo ridículo, não fosse o filme magistral.

Cardinale e Perrin

Desses três filmes espetaculares, aquele em que Zurlini talvez menos consiga transitar entre o físico e o espírito de seus personagens é "A Moça com a Valise" (1961), que está longe de ser um mau filme, mas onde a beleza de Claudia Cardinale e Jacques Perrin parece se impor a seus personagens, diminuí-los ou, pelo menos, não permitir que evoluam plenamente. Mesmo assim, "A Moça..." é ótimo.

O Zurlini mais maduro de "A Primeira Noite de Tranqüilidade" (1972), seu penúltimo filme, domina esse problema e tira pleno proveito da beleza física de Alain Delon e Sonia Petrovna. Ele, um professor jogador. Ela, o centro de um grupo de playboys de Rimini liderado por Giancarlo Giannini.

A história se passa em Rimini, como "Verão Violento", só que dessa vez não durante a Segunda Guerra Mundial. Os papéis são até certo ponto invertidos. Delon é o homem maduro prestes a se separar da mulher (Lea Massari). Ele está perdido na vida, assim como Vanina. Ele se dispõe a se apaixonar por essa garota que sai com qualquer um.

"A Primeira Noite..." é o penúltimo filme e a obra-prima final da filmografia curta e fulgurante de Zurlini. Os lançamentos são uma excelente maneira de aproximação com aquele que talvez seja o melhor cineasta italiano da geração que, na Itália, sucede o neo-realismo.

A se destacar a excepcional restauração orquestrada pelo veterano Giuseppe Rotunno. A Versátil promete, para o semestre que vem, outros cinco títulos do diretor italiano.

(© Folha de S. Paulo)

Saiba + sobre Zurlini


Monica Bellucci tenta salvar casamento com visita a Moscou

A atriz e o astro francês Vincent Cassel mantêm uma relação turbulenta há anos

Efe

Efe
Monica Bellucci e o marido, Vincent Cassel
MOSCOU - A atriz italiana Monica Bellucci viajou para Moscou para promover um novo modelo de automóvel e se encontrar com seu marido, o francês Vincent Cassel, com quem mantém uma relação turbulenta há muito anos.

Monica, considerada uma das mulheres mais atraentes do mundo, e Cassel visitaram a Praça Vermelha e foram a uma festa em um dos restaurantes mais badalados da cidade, segundo informa nesta segunda-feira, 4, o jornal Komsomolskaya Pravda.

O casal, que tem uma filha de 3 anos e atualmente vive separado, foi visto no domingo na Catedral de Cristo Salvador, onde aconteceu recentemente o funeral em honra do ex-presidente russo, Boris Yeltsin.

Os dois se conheceram em 1996 durante a rodagem do filme L´appartement, casaram-se em 1999 e, embora a relação tenha sofrido muitos altos e baixos, ambos sempre negaram o fim do matrimônio.

(© Agência Estado)

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