Retornar ao índice ItaliaOggi

 

Notizie d'Italia

 

 

Oportunidade de bolsas de estudo para cidadãos italianos

A Società Consortile Formambiente oferece 25 bolsas de estudo para cidadãos italianos residentes na Circunscrição Consular de São Paulo
 

A Società Consortile Formambiente, cuja sede operativa é em Nápoles, irá conceder  25 bolsas de estudo, cada uma no valor de 3.500,00 euros, para a especialização de pós-graduação “Manager para o desenvolvimento sustentável”, voltada a cidadãos italianos graduados, no Brasil ou na Itália, residentes na Circunscrição Consular de São Paulo. O curso, financiado pelo Ministério do Trabalho da República Italiana, inclui um período de estágio na Itália, com as despesas de viagem, alimentação e hospedagem gratuitas, cobertas pela organização. São parceiros desta iniciativa o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo – Secretaria de Relações Internacionais e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

No processo de seleção, realizado em duas fases, serão avaliados os currículos dos participantes que, se aprovados nesta etapa, passarão por uma entrevista de avaliação. As entrevistas serão realizadas de 21 a 25 de maio de 2007. O local e o calendário serão publicados no site da FormAmbiente  - http://www.formambiente.org  - no dia 18 de maio de 2007.

Outras informações:

Formambiente – Società consortile a responsabilità limitata
Indirizzo postale: Via Campi Flegrei, 34 - 80072 - Arco Felice di Pozzuoli (NA) - Italia
Numero Tel e Fax:    +39 081 8046340
Indirizzo e-mail:       ecobrasile@formambiente.org

Veja, abaixo, o edital do curso.

“INTERVENTOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ITALIANOS RESIDENTES EM PAÍSES QUE NÃO PERTENCEM À UNIÃO EUROPÉIA”

“Manager para o desenvolvimento sustentável”

25 bolsas de estudo no valor de   € 3.500,00 (euros) para especialização de pós-graduação
Sede: São Paulo (Brasil) – estágios no Brasil e na Itália
Viagem e estadia na Itália gratuitos, custos cobertos pela organização do curso

Finalidade: Formação de manager para o desenvolvimento sustentável, ou seja, de um profissional graduado que saiba conjugar conhecimentos técnicos e skill management para a solução de problemas complexos ligados à gestão, tutela, valorização e conservação do meio ambiente.

Atividades: O curso se perfaz num programa de 1.240 (mil duzentos e quarenta) horas, distribuídas entre formação em sala de aula em São Paulo (Brasil), formação a distância (FAD), estágio-project work no Brasil e estágio na Itália. As atividades serão realizadas de segunda-feira a sábado, 9 (nove) horas por dia, no período que inicia 4 de junho de 2007 e termina dia 15 de novembro de 2007.

O programa é organizado a partir dos seguintes temas e atividades: de 4 a 16 de junho, em sala de aula em São Paulo, “Team Building” e “Introdução ao Desenvolvimento Sustentável”; de 18 a 23 de junho FAD sobre “Desenvolvimento Sustentável”; de 25 a 30 de junho FAD sobre “Planificação Estratégica”; de 2 a 7 de julho FAD sobre “Avaliação Ambiental Integrada”; de 9 a 25 de julho, em sala de aula São Paulo (Brasil), “Follow up”, “Planificação Estratégica”, “Laboratório preparação do estágio-project work”; de 26 de julho a 11 de agosto “Estágio-project work” no Brasil; de 13 a 18 de agosto, em sala de aula São Paulo (Brasil), “Councelling”; de 20 de agosto ao 1 de setembro “Estágio-project work” no Brasil; de 3 a 8 de setembro FAD sobre “Acquisti verdi”; de 10 a 15 de setembro FAD sobre “O reporting ambiental”; de 17 a 22 de setembro, em  sala de aula São Paulo (Brasil), “Follow up”; de 24 a 29 de setembro FAD sobre “A comunicação ambiental”; de 1 a 6 de outubro FAD sobre “A contabilidade ambiental”;  de 8 a 12 de outubro: “Follow up e  preparação do estágio na Itália; de 15 de outubro a 15 de novembro “Estágio na Itália e conclusão do curso”.

Língua oficial: a língua oficial das atividades e da iniciativa é a italiana, cujo conhecimento representa portanto um pré-requisito para a participação no processo de seleção e nas atividades previstas.

Beneficiários da ação: Mulheres e homens graduados com nível superior, na Itália ou no Brasil, residentes ou domiciliados na Circunscrição Consular de São Paulo. A metade (50%) das vagas disponíveis é reservada às mulheres. Ao curso serão admitidos 30 (trinta) graduados com nível superior mas apenas 25 (vinte e cinco) usufruirão de bolsa de estudo, os 5 (cinco) restantes serão admitidos como ouvintes e poderão usufruir de bolsa de estudo somente no caso de renúncia dos titulares e unicamente no que tange à  parte resídua não usufruída pelo originário titular. As bolsas de estudo serão concedidas ao candidato ou à candidata que nas respectivas classificações obtiverem uma melhor pontuação.

Freqüência: A freqüência é obrigatória em todas as atividades previstas. Admite-se um número de ausências equivalente ao 20% do total das horas de atividades do curso, superada esta margem de tolerância automaticamente decai o direito de participar do curso e usufruir da bolsa de estudo. Em tal ocorrência, o titular beneficiário poderá ser substituído pelos eventuais ouvintes ou, na sua falta, por outros idôneos nas respectivas categorias (homens e mulheres) e neste caso a substituição será possível somente se acontecer antes de que as atividades já realizadas não tenham superado o 20% do total.

Bolsas de estudo e estágio na Itália: Cada uma das 25 bolsas tem o valor de 3.500 (três mil e quinhentos) euros, passíveis de serem objeto de eventuais impostos e taxas. As bolsas de estudo serão concedidas em parcelas diferidas proporcionalmente à efetiva participação nas atividades. Seja pelo montante das bolsas de estudo que para toda e qualquer relação financeira, o câmbio entre o euro e o Real brasileiro é fixado em 2,89657. As despesas de viagem, alimentação e hospedagem para o estágio na Itália são gratuitas, cobertas pela organização, para os titulares das bolsas de estudo; serão a título oneroso para os  eventuais ouvintes.

Admissão: A seleção dos participantes será realizada em duas fases:
1) avaliação dos currículos e títulos e; 2) entrevistas de seleção, destinadas à avaliação dos candidatos em relação à posse dos requisitos, à motivação para participar e à atitude para o trabalho em grupo.
Nas entrevistas de avaliação serão admitidos os melhores 100 candidatos, 50 (cinqüenta) em cada uma das respectivas categorias (mulheres e homens). As entrevistas serão realizadas de 21 a 25 de maio de 2007: a sede e o calendário serão publicados no site internet de FormAmbiente  (www.formambiente.org), no dia 18 de maio de 2007.
O candidato deverá se apresentar às entrevistas no horário e no dia indicados, caso contrário será automaticamente excluído da avaliação. A avaliação da comissão de seleção sobre cada candidato admitido na entrevista será expressa através de uma pontuação que poderá atingir o valor máximo de 30 (trinta) pontos. A classificação final para a concessão das bolsas de estudo e para a admissão dos eventuais ouvintes resultará da soma da nota expressa pela comissão (70%) com a nota obtida pelo candidato para a admissão ao colóquio – decorrente da avaliação do currículo e títulos (30%).

Títulos válidos para a pré-seleção: voto di laurea (média geral obtida no curso de graduação), pós-graduação equivalente ou superior a um ano (master, especialização, mestrado, doutorado,  etc.), atinência da pós-graduação às matérias objeto das atividades do curso, publicações concernentes às matérias objeto das atividades, experiência de trabalho atinente às matérias objeto das atividades. Poderão ser atribuídos até 30 (trinta) pontos para o voto di laurea (os candidatos formados no Brasil poderão optar por uma avaliação somente da nota da monografia de final de curso de graduação) e até 40 pontos para pós-graduação, concedidos a partir do seguinte critério: até 10 pontos para cada ano de pós-graduação certificada (como serão admitidos formados com graduação trienal, eventuais títulos de estudo de duração superior serão avaliados como formação de pós-graduação); até 10 pontos para a atinência da alta formação (pós-graduação) com as matérias objeto das atividades; até 10 pontos para publicações concernentes às matérias objeto das atividades (válidas no máximo duas publicações); até 10 pontos para experiência de trabalho com as matérias objeto das atividades do curso.

Modalidade de participação: a demanda de admissão à seleção deverá ser feita preenchendo o formulário disponível on line no site internet (www.formambiente.org), dentro do prazo que vence impreterivelmente no dia 14 de maio de 2007 até as 12 horas (hora de Roma). Não serão admitidas outras formas de inscrição e demanda de participação.

Pré-condições de participação: Cada candidato deverá possuir um PC Windows compatível, um endereço e.mail, e deverá certificar a possibilidade de acesso, por sua conta, a uma conexão de internet com banda larga para todo o período de duração das atividades. Isto em razão do freqüente recurso à formação à distância e da presença de: a) um monitoramento on line do andamento das atividades e da aprendizagem e; b) teletutoring ativo durante todo o percurso das atividades.

Comunicações: As comunicações de admissão nas entrevistas, a publicação das classificações e todas as comunicações oficiais inerentes a este edital, bem como às atividades previstas, serão publicadas no site internet (www.formambiente.org): nenhuma ulterior comunicação ou convocação será direcionada aos candidatos.

Nota legal: Todos os vencedores da seleção resultam admitidos com reserva até a verificação dos requisitos declarados na demanda de participação. Formambiente não assume obrigações em caso de não realização das atividades formativas por causas a esta instituição não imputáveis.

Fórum competente: Para toda e qualquer controvérsia o Fórum competente é Nápoles (Itália).

(© Oriundi)


Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi