Retornar ao índice ItaliaOggi

 

Notizie d'Italia

 

 

Itália realiza o primeiro filme para deficientes visuais

Veneza será cenário do primeiro filme feito para deficientes visuais
 

O cenário não poderia ser outro. Desde o início da semana, está sendo rodado em Veneza um projeto-experimental cinematográfico inédito em todo o mundo e destinado aos deficientes visuais. Patrocinado pelo ministério da Cultura, o filme Mojito – l’altra luce del cinema, apresentará a história de dois jovens com hipovisão – quase uma cegueira – que conhecem as belezas da cidade através do toque e dos sons.

Na verdade, para o diretor do filme, Stefano Bruno, as locações não poderiam ser realizadas em outra cidade. Deveria ser Veneza, uma cidade feita de ruas silenciosas, mas também cheia dos ruídos das vozes dos turistas e pelo rumor continuo da água.

A trilha sonora será produzida com técnicas inovadoras, permitindo ao expectador, mesmo sem enxergar, de seguir o que ocorre nas telas. Tudo foi estudado para que o espectador, mesmo deficiente visual, não perca nenhum instante da história, destaca o diretor.

O filme, que será estrelado por Igor Horvat e Giulia di Fonzo, contém uma mensagem de otimismo, estimulando os portadores de deficiência visual a consultar especialistas para buscar uma solução do problema. O projeot é resultado de um acordo técnico-científico desenvolvido durante anos de pesquisa no âmbito do problema por Stefano Bruno em colaboração com centros de pesquisa.

Trata-se, em última análise, de uma experiência cinematográfica mágica que transcende a imagem.

(© Oriundi)


Coca-Cola processa filme em que Jesus bebe o refrigerante

Ambientado nos dias de hoje, 7 Quilômetros da Gerusalemme incomodou a empresa, mas foi aprovado pelo papa Bento XVI, que o recomendou a cristãos

ROMA - Um filme sobre Jesus ambientado nos dias de hoje, e que deveria ser lançado durante a Páscoa na Itália, despertou a fúria da gigante do setor de bebidas Coca-Cola.

A companhia deu início a um processo contra os produtores do longa 7 Quilômetros da Gerusalemme (Sete Quilômetros de Jerusalém, em tradução livre para o português) devido a uma cena em que Jesus aparece bebendo uma lata do refrigerante.

Os produtores tiveram de adiar o lançamento do filme até que a disputa legal seja resolvida. O longa conta a história de um executivo do setor de publicidade em meio a uma crise existencial.

Durante a jornada do publicitário a Jerusalém, ele encontra um homem que usa uma túnica e sandálias e que afirma ser Jesus. Este homem parece ter todas as respostas certas para os dilemas morais do publicitário.

Cena polêmica

Durante a jornada no filme, há uma cena polêmica: Jesus entra em um carro e abre uma lata de Coca-Cola. Enquanto saboreia o refrigerante, o publicitário afirma: "Deus, que propaganda".

O papa Bento XVI aprovou o filme e disse que gostou da "rica mensagem" que o longa pode passar aos cristãos. Mas a cena enfureceu a Coca-Cola na Itália. O braço italiano da gigante dos refrigerantes teme que qualquer tipo de propaganda contrária possa prejudicar a companhia por associação.

A Coca-Cola afirma que Jesus nunca poderia ser usado para fazer propaganda da bebida e escreveu uma carta aos produtores do longa exigindo o corte da cena.

O diretor Claudio Malaponti e os produtores do filme afirmaram que uma mudança no longa seria cara e levaria tempo. Mas, depois de uma semana de batalhas judiciais, os produtores e o diretor foram obrigados a adiar o lançamento, marcado originalmente para a Sexta-Feira Santa. Isso pode significar um atraso de três semanas caso o corte da cena seja feito.

E este não é o único problema dos produtores. No final da sessão de lançamento ocorrida nesta semana na Itália, um dos atores principais afirmou que não gostou da versão apresentada no cinema e agora o número de cópias pedidas para distribuição caiu de 150 para apenas 50.

(© Agência Estado)


100 Escovadas antes de Dormir

por Rubens Ewald Filho

Em Puglia, na Itália, Melissa é uma jovem emocionalmente carente de 15 anos, que vive com a mãe e a avó doente. Sua vida sexual começa de forma caótica.

DivulgaçãoChegou ao DVD mas continua anunciada para as salas de cinema esta versão de um grande best seller italiano, de Melissa Panarello, que foi traduzido em mais de 30 países. É uma história autobiográfica transposta para a tela com uma bela jovem espanhola no papel central, Maria Valverde. Com boa fotografia, o filme foi co-produzido pelos atores italianos Francesca Neri e Claudio Amendola.

Promovido como uma espécie de "Lolita" moderno, "100 Escovadas antes de Dormir" é prejudicado pela leitura em voz off do diário da heroína, que por vezes o torna esquemático. Depois que Melissa perde a virgindade de forma humilhante com o rapaz mais rico da cidade, mergulha em outros encontros, mas o tom é melancólico, pouco sensual, com a câmera fixada sempre no rosto da heroína. A única figura que tem mais vida é Geraldine Chaplin no papel da avó excêntrica, personagem da cena que fornece o titulo nacional -- depois de cem escovadas no cabelo, sente-se uma pessoa nova.

Título original: Melissa P. (Itália, 2005)
Diretor: Luca Guadagnino
Elenco: Geraldine Chaplin, Maria Valverde, Fabrizia Sacchi, Primo Reggiani, Nilo Mur, Elio Germano, Letizia Sciampa,Davide Pasti, Alba Rohrwacher, Piergiorgio Bellochio, Giulio Berrutti, Claudio Santamaría, Marcello Mazzarella
Extras: Videoclipe "Swan", com a cantora Elisa, trailers, comentários em áudio não traduzidos do diretor e do montador e making of
Idioma: Italiano, espanhol e português
Legendas: Português, inglês, espanhol e chinês
Duração: 97 min. Cor
Distribuidora: Sony

(© UOL Cinema)

Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi