Retornar ao índice ItaliaOggi

Notizie d'Italia

 

Piauí firma parceria com Universidade de Siena

24/06/2006

Universidade italiana emprestará sua experiência para o Piauí profissionalizar o turismo de uma região rica em sítios arqueológicos


O Estado do Piauí e organismos italianos firmaram um acordo de cooperação técnica que irá beneficiar, principalmente, o turismo da região de São Raimundo Nonato. A reunião que definiu a parceria contou com a presença de Lionelo Punzo, especialista em turismo da Universidade de Siena - itália; Núbia Macedo, diretora da Universidade Nacional de Brasília - UNB; Robert John, superintendente do Escritório de Representação do Governo do Piauí em Brasília; e Patrocínio Paes Landim, presidente da Piemtur.

Pelo acordo, a Universidade de Siena deverá dar apoio ao Piauí na parte de formação, capacitação e qualificação dos setores turísticos de São Raimundo Nonato, além da criação de novos roteiros para a região. “Como eles têm muita experiência nesse assunto, essa parceria vai nos ajudar muito na profissionalização do turismo de São Raimundo Nonato”, aposta Paes Landim. “Nesta quarta-feira, 7, teremos uma nova reunião em Brasília para acertarmos mais detalhes dessa parceria”, completou Robert John.

Todos os projetos que visam estimular a visita de turistas em São Raimundo Nonato serão coordenados pela UNB. “Nosso trabalho é essencialmente acadêmico, mas vamos dar todo o suporte necessário para o desenvolvimento turístico daquela região”, afirmou Núbia Macedo.

Sítio Arqueológico


 
Uma pintura rupestre do parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Com Ciência

Localizado no município de São Raimundo Nonato, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo, espalhadas em mais de 400 sítios arqueológicos. Considerado patrimônio da humanidade pela Unesco desde 1991, o parque invariavelmente enfrenta crises financeiras desde que foi criado, em 1979, o que dificulta a manutenção de sua infra-estrutura e o pagamento dos 50 funcionários responsáveis pelos seus quase 130 mil hectares.

Segundo a Revista Com Ciência (http://www.comciencia.br), um levantamento feito por especialistas suíços e italianos que visitaram e avaliaram a região, constatou que o Serra da Capivara pode receber anualmente cerca de três milhões de visitantes, caso haja investimento em infra-estrutura. Atualmente, o parque recebe uma média de apenas 15 mil turistas por ano.

(© Oriundi)


Italianos voluntários estimulam a Terapia da alegria no Ceará


 
Uma voluntária trabalhando com alegria em favor da vida. Foto:Patchadams.org

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), da Secretaria da Saúde do Estado, e a Associação Peter Pan (APP), promoveram o Seminário Terapia da Alegria. As oficinas foram ministradas por 11 profissionais voluntários italianos, da cidade de Bérgamo, entre médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais liberais, denominados Doutores Patch Adams, uma referência ao médico americano que se notabilizou em todo o mundo, revolucionando o trabalho de humanização hospitalar.

As atividades aconteceram na sede da ESP-CE e em hospitais de Fortaleza, marcando as comemorações dos 10 anos de atuação da Associação Peter Pan na luta para transformar a história do câncer de crianças e adolescentes

O seminário objetivou capacitar voluntários e aperfeiçoar as políticas de humanização no cuidado com a saúde de crianças e adolescentes com câncer. A equipe de profissionais da Itália  visitou alguns hospitais de Fortaleza.

Rir é o melhor remédio

Hunter "Patch" Adams é um Médico americano famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos. Para Patch, formado pela Virginia Medical University, rir é o melhor remédio.

Aos 16 anos de idade, após perder um tio e ter sido deixado pela namorada, vivenciou uma grave crise depressiva e foi internado numa clínica psiquiátrica. Lá chega à conclusão que cuidar do próximo é a melhor forma de esquecer os próprios problemas e, melhor ainda, se isto for feito com muito bom humor e principalmente amor. Dois anos depois, ingressa na faculdade de medicina da Virginia, onde torna-se conhecido pela sua conduta excessivamente feliz e apaixonada pelos pacientes. Ao término da faculdade , em 1972, funda o instituto gesundheit. Em 1980, adquire 317 acres de terra montanhosa em West Virgínia para a implementação física do instituto, o qual presta assistência sem nenhum tipo de cobrança financeira.

Atualmente, Patch e sua trupe de palhaços viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um ativista em busca da paz mundial. Segundo ele, seu intuito não é apenas mudar, através do humor, a forma como a medicina é praticada hoje. Patch traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada por todos nós, certamente irá mudar o mundo para melhor.

Patch Adams também é autor de dois livros: “House Calls: how we can heal the world a visit at time” e “Gesundheit!: Good Health is a Laughter Matter ”. Este último inspirou o filme “Patch Adams - O Amor é contagioso”(1998), baseado na história de Patch e tendo Robin Williams como seu intérprete.

(© Oriundi)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi