Retornar ao índice ItaliaOggi

Notizie d'Italia

 

Católicos queimam exemplares do Código Da Vinci na Itália

20/05/2006

AP

Católicos queimam o Código da Vinci na Itália

Protestos se iniciaram após estréia do filme em cinemas italianos

CECCANO, ITÁLIA - Dois exemplares do livro Código Da Vinci, de Dan Brown, foram queimados neste sábado por representantes do Partido Democrata Cristão, em Ceccano, Itália.

Houve brigas e tomates foram arremessados depois do ato praticado por dois conselheiros da cidade (vereadores), que disseram agir em defesa de Jesus.

Cerca de 100 pessoas assistiram à queima do livro e algumas delas chamaram os conselheiros Massimo Ruspandini e Stefano Gizzi de "bufões" e "fascistas", enquanto eles seguravam os volumes em chamas, um dia depois do filme baseado na história de Dan Brown estrear nos cinemas italianos. "Estou envergonhado por este ato deplorável", lamentou o prefeito da cidade, Antonio Ciottoli.

Mas Gizzi e Ruspadini tinham pelo menos meia dúzia de apoiadores, que gritavam "comunistas!" para as pessoas que se aglomeravam no centro da cidade a 96 quilômetros de Roma. "Nós tínhamos que defender Jesus", disse Gizzi.

O filme, que foi apresentado na última quarta-feira no festival de Cannes, e o livro irritaram alguns líderes católicos com a premissa de que Jesus se casou e teve filhos e de que o movimento conservador católico, Opus Dei, é um culto assassino.

(© Agência Estado)


Valentino se inspira em filme para organizar festa

O estilista italiano realizará uma grande festa que contará, entre outras, com a presença das atrizes Penélope Cruz e Halle Berry

ANSA

 
AP
Valentino, em Cannes
MILÃO - O estilista italiano Valentino se inspirou no filme Férias em Roma para organizar uma festa em honra dos famosos que veste na 59.° edição do Festival de Cannes.

O estilista realizará amanhã uma grande festa que contará com a presença das atrizes Penélope Cruz e Halle Berry, entre outras.

Valentino se baseou no filme dirigido por William Wyler em 1953, no qual trabalharam Gregory Peck, Audrey Hepburn, Mary Kate Olsen e Ashley Olsen, entre outros.

Fontes próximas ao diretor asseguraram que durante a festa serão recriadas as cenas mais famosas do filme.

O Festival de Cannes começou na última quarta-feira com a exibição de O Código Da Vinci, filme de Ron Howard estrelado por Tom Hanks e baseado no livro homônimo do escritor norte-americano Dan Brown.

(© Agência Estado)



Cannes: dois italianos, um argentino, nenhum brasileiro


 
Laura Chiatti é a atriz principal de um dos filmes italianos que concorrem à Palma de Ouro de Cannes. Foto: Divulgação

Embora turvado pelo frisson da apresentação do Código da Vinci, o Festival de Cinema de Cannes, que iniciou na última  quarta-feira  (17) exatamente com a exibição da sensação do momento, terá dois filmes italianos concorrendo à famosa Palma de Ouro: Il Caimano, de Nanni Moretti, uma sátira ao ex-ministro Silvio Berlusconi, e   L'amico di famiglia, de Paolo Sorrentino, com a bela Laura  Chiatti, que interpreta uma jovem que tem uma história de amor com um homem sexagenário.

Outra participação italiana é na seção Un Certain Regard, com Il regista di matrimoni, de, Marco Bellocchio. Volevo solo vivere, de Mimmo Calopresti, e Ciao Marcello (dedicado a Marcelo Mastroianni, nos 10 anos de sua morte) dos documentaristas Mario Canale e Annarosa Morri, na seção Cannes Classic.

As possibilidades dos filmes italianos dividem as opiniões entre os críticos do país. Nanni Moretti pode inclusive repetir a façanha que o levou a conquistar a Palma de Ouro em 2001, com La Stanza del Figlio. Na verdade, Cannes ama Moretti, mas como em qualquer outro, o mais importante festival de cinema da Europa tem meandros e interesses que, muitas vezes, não são focados nas produções que efetivamente deveriam vencer.

O Brasil, desta vez, não figura com nenhum filme entre os selecionados. A Argentina, com Crônica de uma Fuga – Buenos Aires 1977, de  Israel Adrián Caetano, representa a América Latina. O festival de Cannes termina no próximo dia 28. (Fonte: Redação ORIUNDI)

(© Oriundi)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi

© 1999-2006 ItaliaOggi.com.br