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Naomi Campbell em imagem de 1995
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Gemma Casadevall
Berlim (EFE) - O calendário mais famoso do
mundo comemora 40 anos de existência com a mostra "1964-2006 Pirelli
Calendar", em cartaz na Berlinische Galerie até 18 de junho.
A mostra traz 120 fotografias das mais lindas mulheres, clicadas por
fotógrafos consagrados em poses sensuais, e com a marca da Pirelli.
Naomi Campbell, Eva Herzigova, Cindy Crawford, Kate Moss, Jennifer
Lopez, Gisele Bundchen, entre outras, já estamparam o calendário para as
lentes de um time de 27 fotógrafos, entre eles Herbs Ritts, Richard
Avedon, Peter Lindbergh e Annie Leibovitz.
Os cenários das fotos vão desde as praias das Ilhas Seychelles à costa
italiana, Hollywood, Bahamas, a Côte D'Azur francesa até o litoral do
Rio de Janeiro.
A Berlinische Galerie optou por não usar letreiros, nem indicar os nomes
das modelos. As fotos são acompanhadas apenas pelo nome do fotógrafo e
ano da edição.
Além das 120 fotografias - dispostas cronologicamente desde 1964, ano do
primeiro calendário -, completam a mostra grandes cubos centrais, com o
título "Backstage Pirelli Kalender", com imagens inéditas dos fotógrafos
trabalhando com as modelos.
Cerca de 90 fotografias, a maioria inédita, fazem parte do livro
homônimo, organizado por Constatino Ruspoli e Stefano Corvi e
apresentado em Berlim durante a mostra.
As fotos trazem um pouco da atmosfera que envolve o criador e sua musa,
deliberadamente exposta como tal e sem os retoques posteriores sobre o
rosto ou corpo.
É a mais ampla exposição até agora exibida sobre o "The Cal", que teria
sido criado com os mesmos objetivos dos tradicionais calendários que
fazem sucesso nas paredes das oficinas mecânicas, mas com a diferença de
que a Pirelli os transformou em objeto de arte.
Os calendários não podem ser comprados nem vendidos: apenas alguns
distribuidores, políticos, empresários, e outros "vips" da vida pública
são agraciados com a "relíquia".
Nas quatro décadas de sua existência, os calendários ganharam prestígio,
combinando glamour e erotismo, até se tornarem objeto cobiçado, assim
como as mulheres que os ilustram.
O "The Cal" nasceu em 1964, com o fotógrafo Robert Freeman, retratista
dos Beatles. Depois dele, Harri Peccinotti, Brian Duffi e Peter Knapp
também foram selecionados para clicar as lindas mulheres.
Na época, buscava-se uma estética exótica, tanto nos cenários como na
escolha das modelos.
Em meados dos anos 80, o calendário ficou mais elegante e as locações
eram feitas em estúdios cinematográficos, com destaque não apenas para
os corpos, mas para os produtos Pirelli.
Desde meados dos anos 90 até os dias atuais, o "The Cal" voltou à idéia
inicial: clicar as mulheres mais desejadas do mundo em cenários de luxo.
A exposição de Berlim é uma versão amplificada da primeira do gênero,
exposta em 1997 no Palazzo Grassi de Veneza, e que foi vista em Milão,
Monte Carlo, Buenos Aires, São Paulo, Tóquio e Moscou.
Após sua passagem pela capital alemã, onde estará até o dia 18 de junho,
a mostra retrospectiva das quatro décadas do "The Cal" segue para o
Guggenheim de Nova York.
(©
UOL Diversão & Arte)
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