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Calendário da Pirelli comemora 40 anos com exposição em Berlim

15/04/2006

Naomi Campbell em imagem de 1995

Gemma Casadevall

Berlim (EFE) - O calendário mais famoso do mundo comemora 40 anos de existência com a mostra "1964-2006 Pirelli Calendar", em cartaz na Berlinische Galerie até 18 de junho.

A mostra traz 120 fotografias das mais lindas mulheres, clicadas por fotógrafos consagrados em poses sensuais, e com a marca da Pirelli.

Naomi Campbell, Eva Herzigova, Cindy Crawford, Kate Moss, Jennifer Lopez, Gisele Bundchen, entre outras, já estamparam o calendário para as lentes de um time de 27 fotógrafos, entre eles Herbs Ritts, Richard Avedon, Peter Lindbergh e Annie Leibovitz.

Os cenários das fotos vão desde as praias das Ilhas Seychelles à costa italiana, Hollywood, Bahamas, a Côte D'Azur francesa até o litoral do Rio de Janeiro.

A Berlinische Galerie optou por não usar letreiros, nem indicar os nomes das modelos. As fotos são acompanhadas apenas pelo nome do fotógrafo e ano da edição.

Além das 120 fotografias - dispostas cronologicamente desde 1964, ano do primeiro calendário -, completam a mostra grandes cubos centrais, com o título "Backstage Pirelli Kalender", com imagens inéditas dos fotógrafos trabalhando com as modelos.

Cerca de 90 fotografias, a maioria inédita, fazem parte do livro homônimo, organizado por Constatino Ruspoli e Stefano Corvi e apresentado em Berlim durante a mostra.

As fotos trazem um pouco da atmosfera que envolve o criador e sua musa, deliberadamente exposta como tal e sem os retoques posteriores sobre o rosto ou corpo.

É a mais ampla exposição até agora exibida sobre o "The Cal", que teria sido criado com os mesmos objetivos dos tradicionais calendários que fazem sucesso nas paredes das oficinas mecânicas, mas com a diferença de que a Pirelli os transformou em objeto de arte.

Os calendários não podem ser comprados nem vendidos: apenas alguns distribuidores, políticos, empresários, e outros "vips" da vida pública são agraciados com a "relíquia".

Nas quatro décadas de sua existência, os calendários ganharam prestígio, combinando glamour e erotismo, até se tornarem objeto cobiçado, assim como as mulheres que os ilustram.

O "The Cal" nasceu em 1964, com o fotógrafo Robert Freeman, retratista dos Beatles. Depois dele, Harri Peccinotti, Brian Duffi e Peter Knapp também foram selecionados para clicar as lindas mulheres.

Na época, buscava-se uma estética exótica, tanto nos cenários como na escolha das modelos.

Em meados dos anos 80, o calendário ficou mais elegante e as locações eram feitas em estúdios cinematográficos, com destaque não apenas para os corpos, mas para os produtos Pirelli.

Desde meados dos anos 90 até os dias atuais, o "The Cal" voltou à idéia inicial: clicar as mulheres mais desejadas do mundo em cenários de luxo.

A exposição de Berlim é uma versão amplificada da primeira do gênero, exposta em 1997 no Palazzo Grassi de Veneza, e que foi vista em Milão, Monte Carlo, Buenos Aires, São Paulo, Tóquio e Moscou.

Após sua passagem pela capital alemã, onde estará até o dia 18 de junho, a mostra retrospectiva das quatro décadas do "The Cal" segue para o Guggenheim de Nova York.

(© UOL Diversão & Arte)

Para saber mais sobre este assunto (arquivo ItaliaOggi):

 

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