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A amante judia de Mussolini: do poder ao isolamento

Margherita Sarfatti, a amante desprezada de Mussolini: uma mulher refinada, com amplo domínio das artes plásticas e da literatura
 

Mesmo tendo sido sua amante durante 20 anos, em novembro de 1938, quando lançou uma campanha anti-semita, Benito Mussolini nada fez para protegê-la. Assim, entre os milhares de judeus que foram marginalizados da sociedade italiana e tiveram de partir, estava uma mulher culta e refinada, filha de uma rica família judia de Veneza, considerada por muitos a mulher mais poderosa da Itália fascista, que se aproximara do Duce para escrever a sua biografia e pelo seu intenso interesse em política.

Desejosa de deixar para trás uma Europa prestes a entrar em guerra, Margherita Sarfatti, que em 1934 havia sido recebida na Casa Branca pelo presidente Roosevelt, tentou entrar nos Estados Unidos. Porém, graças ao amante, tinha se tornado uma pessoa não bem-vinda. Afinal, fora uma das figuras plenamente identificada com o regime, nunca havia prestado atenção em suas raízes, mas na Itália fascista não era mais que uma mulher judia. Desse forma, o destino a encaminhou para a América Latina, mais especificamente para a região do rio da Prata, onde viveu sete anos entre o Uruguai e a Argentina.  

Essas e outras tantas nuances desse personagem histórico pouco lembrado pelas versões oficiais da história estão sendo detalhadas em uma biografia lançada em Buenos Aires, justamente na semana em que na Itália se comemorou o Dia da Memória, em homenagem às vítimas do holocausto. "El Amor Judío de Mussolini - Margherita Sarfatti, del Fascismo al Exilio", de autoria do jornalista e advogado argentino Daniel Gutman, narra a  história de uma mulher que passou dos círculos mais poderosos do regime ditatorial ao exílio.

Protegida por figuras da cultura como  Victoria Ocampo, Jorge Romero Brest y Emilio Pettoruti, Sarfatti, a ex-amante de Mussolini pode desfrutar, especialmente em Buenos Aires, de uma rica vida intelectual e foi uma aguda observadora da realidade política e social da Argentina. Também seguiu, como destaca matéria do jornal O Clarin. Com angústia as tragédias de seu povo na Itália. Uma irmã sua foi deportada para Auschwitz.

Redigido tendo como base extensas coleções de cartas pessoais e de documentos rastreados em arquivos da Argentina, Uruguai, Itália e Estados Unidos, o livro faz uma cuidadosa reconstrução do clima daqueles anos e traz de volta o drama de uma época, através de uma história pessoal real e apaixonante. Segundo Paolo Colussi,

"la vita di Margherita Sarfatti può essere disegnata come un'ampia parabola che sale lentamente verso l'alto, sempre più in alto, fino a quando comincia a scendere, prima in modo incerto, ma poi rapidamente e bruscamente fino all'umiliazione e all'isolamento quasi assoluto".

(© Oriundi)


Itália, que teve um campo de extermínio, lembra o holocausto no Dia da Memória


Risiera di San Sabba, onde o fascismo italiano eliminava judeus, partisans e inimigos. Foto:Fondazione Memoria della Deportazione







Gueto de Veneza, um local fora do olhar dos turistas onde os judeus viviam. Foto: Divulgação

A Itália, assim como outros países europeus, reconhece o dia 27 de janeiro, data da derrubada dos portões do campo de extermínio de Auschwitz, como o Dia da Memória, com o propósito de lembrar o Shoá – Holocausto, as leis raciais, a discriminação e a perseguição aos judeus, prisões e mortes nos campos de extermínios nazistas ou fascistas. Afinal, embora não seja do conhecimento de muitos, a Itália também teve o seu campo de extermínio, a Risiera di San Sabba, na periferia de Trieste, onde foram executadas cerca de cinco mil pessoas, entre partisans, judeus,  detentos políticos e demais inimigos do regime.

Assim, para o próximo domingo, por iniciativa do Ministério do Exterior, os institutos italianos de cultura espalhados pelo mundo estarão organizando iniciativas para rememorar a data. O Intituto Italiano de Cultura  de Buenos Aires, por exemplo, realizará um encontro que consistirá na projeção de um documentário sobre o gueto de Veneza, que contará com a presença do realizador. Além disso, haverá a apresentação de um livro centrado nas histórias dos sobreviventes do holocausto que se refugiaram na Argentina. Para adequação ao calendário, a jornada do dia 27 será efetivada em 12 de fevereiro.

O documentário, realizado por Carlo Hintermann, mostra uma Veneza diferente, com facetas desconhecidas para os olhos dos milhões de turistas que visitam anualmente a cidade. O filme obteve boa repercussão ao ser exibido em festivais de Turim, Jerusalém e Varsóvia.

Já o livro Memoria, voces de sabiduría y esperanza, da ed. Paulinas, é de autoria de Andréa Poretti, que também participará do encontro debatendo as situações relatadas.

Em 26 de junho de 2005,  o jornal argentino La Nacion publicou um texto de Alejandra Rey sobre o gueto de Veneza:

"Es otro tiempo. Hasta el agua se detuvo aquí. Hay una Venecia enorme, bulliciosa, melancólica, brumosa. Y hay otra; ésta, sutil, encierra pecados inconfesables de la Italia cruel, del reinado de una sociedad que embelleció la cansada laguna hasta volverla única, sucia y decadente.

El Ghetto es uno de esos pecados de Venecia y todo parece igual que entonces. Allí, a poco andar de la estación desde donde se parte hacia la ciudad que eternamente se hunde, se levanta el barrio donde los judíos conocieron el confinamiento por primera vez en Occidente.

Es, entonces, el Ghetto por antonomasia: primero en la historia occidental, tiene la particularidad de ser una especie de barrio de edificios altos de hasta ocho pisos, extrañísimos para una época de palacios enormes, pero no de propiedad horizontal.

Según un extracto de la Guía Genealógica Judía de B. Ginger, hubo judíos en Italia desde el Imperio Romano. "En la Edad Media -dice-, documentos del siglo X dan cuenta de reservas de los venecianos contra los judíos.

"En 1503, don Jitzhaq Abrabanel, hombre político y personalidad de alto valor en el ambiente cultural, se instaló en Venecia después de la expulsión de España en 1492." Abrabanel fue, evidentemente, un señor importante que comerció con todo aquel mundo y a quien le temían.

La fundición

Una versión relatada en Italia dice que el Ghetto de Venecia fue construido en 1516 no para encerrar, sino para proteger al pueblo judío de la persecución de la Iglesia Católica, que ya los había expulsado de España, lo que es posible, pero dudoso.

Otra, y ésta referida al origen de la palabra, dice que el término, que luego evocaría la barbarie contra el pueblo hebreo, indicaba originalmente en dialecto veneciano la presencia de una fundición de metales, específicamente de cañones (la g de geto resultaba sorda en boca de los primeros judíos que venían de Alemania).

En idioma italiano, getto, sin la h, significa verter metales líquidos sobre moldes para hacer figuras, de lo que se deduce que los primeros judíos confinados en Venecia trabajaban los metales.

¿Más historia? Hay en Venecia dos Ghettos: el Nuevo y el Viejo. Sin embargo, no debe tomarse esto en el sentido cronológico porque, en rigor, fue aplicado a la fundición vieja y a la nueva.

De hecho, los judíos fueron confinados primero en el Ghetto Nuevo, ahora una isla prácticamente impenetrable, con casas bajas y cuyo acceso de noche estaba cerrado.

Sólo en 1866 el acceso al Ghetto fue liberado por ley y a los judíos les fue reconocido el mismo derecho que a los otros venecianos.

De todos modos, por la imposibilidad de vivir en un gran espacio por los confines impuestos por la autoridad, los habitantes del barrio comenzaron a construir hacia arriba hasta alcanzar los ocho pisos, en algunos casos, lo que seguramente dio origen a lo que se conoce como propiedad horizontal.

Un dato curioso, sin embargo, es que los edificios, como las cinco sinagogas y la escuela, no fueron construidos por los propios judíos del Ghetto, a los que les estaba prohibido ser albañiles. Eran sobre todo médicos y banqueros que prestaban dinero de la usura.

Almuerzo kosher

Ya en el Ghetto se puede visitar el Museo Hebreo, donde se encuentran testimonios de la cultura y su arte. No deje de pasar por la zona de los mercados y trate de almorzar en alguno de los restaurantes kosher: hay bocados inolvidables.

Otro paseo casi obligado es la sinagoga. Para individualizarla, dado que es parte de un edificio habitado, basta con levantar los ojos: las cinco ventanas y la linterna que pende discretamente del techo indican el lugar de las plegarias.

Todas las sinagogas de Venecia se caracterizan por la planta bifocal, donde está el púlpito y el armario que contiene los rollos de la Ley.

Desde la sinagoga se puede emprender un paseo por el Ghetto Nuevo: la caminata le revelará al lector los aspectos trágicos de la historia de los judíos de esta ciudad, pero también una serena cotidianidad.

Una vez que se abandona la quietud de esa zona, se entrará en la Venecia que cada uno sueña: la melancólica, la de los miles de palomas en San Marco, la dedálica distribución de sus calles y puentes. Esa Venecia a la que nadie le hace justicia."

(© Oriundi)

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