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Ferrari/Divulgação
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Apresentação do F2007, novo modelo da
Ferrari para esta temporada da F-1, que será
testado por Felipe Massa a partir de hoje |
Piloto brasileiro ajuda no
desenvolvimento do F2007, é o primeiro a testá-lo e recebe elogios dos
diretores da equipe
Modelo da equipe para a próxima temporada da F-1 é apresentado em
Maranello em meio a forte esquema de segurança antiespionagem
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MARANELLO
A primeira Ferrari projetada depois do fim da era Michael Schumacher
terá a mão de um brasileiro. No lançamento do F2007, ontem, em
Maranello, Felipe Massa foi citado como vital tanto na criação como no
desenvolvimento do modelo.
"A palavra-chave deste novo carro é continuidade. E para conseguir
isso precisávamos da ajuda de alguém que já soubesse como somos e o que
queremos, por isso o Felipe nos ajudou", afirmou Aldo Costa, responsável
pelo projeto.
Novo diretor-administrativo da escuderia, Jean Todt seguiu a mesma
linha. "O lançamento do F2007 é o símbolo de um novo começo, de um novo
ciclo", declarou. "E agora o Felipe é o veterano desta equipe."
E os elogios não são apenas da boca para fora. Sinal de prestígio e
de confiança, Massa, 25, em sua segunda temporada como titular da
Ferrari, terá a primazia de ser o primeiro a pilotar o novo modelo em
Fiorano.
O brasileiro hoje fará um "shakedown" -teste para verificar se todos
os componentes do carro estão funcionando corretamente-, provavelmente
no período da tarde.
Massa também adotou nova postura e colocou-se como veterano da dupla.
Kimi Raikkonen, que chega neste ano ao time, será apenas um espectador.
"O Kimi não guia um F-1 há quase três meses [desde o GP Brasil, jejum
recorde entre os pilotos que disputarão o Mundial]. Não faria sentido
ele ser o primeiro a testar o F2007. Ele vai começar depois e a partir
daí dará sua contribuição. Com o carro já pronto", disse Costa.
Massa, por sua vez, aproveita a oportunidade. "É muito importante
para a equipe, neste momento, ter um "feedback" claro, e conheço muito
bem o carro de 2006. Fizemos muitos testes no fim do ano passado e isso
vai ajudar muito agora."
Desde o encerramento da temporada, em 22 de outubro, em Interlagos, o
brasileiro participou de sete dias de testes e contabiliza 2.026 km, o
que equivale a cerca de 6,5 GPs da Turquia, por exemplo, corrida que
Massa conquistou sua primeira vitória, no ano passado.
O modelo apresentado ontem, a exceção de mudanças em alguns
componentes internos e a cor, será o que Massa e Raikkonen terão à
disposição na abertura do Mundial, no dia 18 de março, em Melbourne.
Para evitar espionagem de outros times, a Ferrari montou forte
esquema de segurança para que só os detalhes que ela quisesse fossem
revelados.
Fotógrafos e cinegrafistas não puderam fazer imagens do F2007
-distribuídas pela equipe- e os jornalistas foram levados a ele em
pequenos grupos, para ninguém burlar a norma.
Durante a semana, a equipe também se esforçou para evitar ao máximo
comentários sobre as inovações em seu carro.
As principais mudanças em relação ao 248 F1 foram na parte
aerodinâmica. O chassi foi redesenhado para receber uma nova suspensão,
que, segundo seu criador, é inovadora.
Outra novidade é parte traseira do carro, muito mais estreita do que
a de seu antecessor. O F2007 é ainda muito mais seguro para os pilotos.
O câmbio também traz uma inovação -o sistema "quick shift", troca
rápida. Isso significa que não haverá "espaço" na hora de trocar as
marchas.
"A tarefa deste carro é vencer, lutar pela Itália e defender as cores
da bandeira italiana", disse Todt, que, para isso, conta com a ajuda
verde e amarela.
(©
Folha de S. Paulo)
Ferrari lança carro para 2007 e promete
inovação aerodinâmica
Da Redação
Em São Paulo
A nova
Ferrari |
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A Ferrari lançou, neste domingo, em Maranello, o 53º carro para
a disputa de um Mundial de Fórmula 1. O F2007, que será guiado
pelo finlandês Kimi Raikkonen e pelo brasileiro Felipe Massa,
tem várias novidades e a promessa de bons resultados na parte
aerodinâmica.
No novo modelo, o carro apresenta uma nova suspensão dianteira,
o que, segundo a equipe, resulta em uma importante inovação na
parte aerodinâmica. Entre outras mudanças, a distância entre os
eixos dianteiro e traseiro ficou maior.
A segurança de seus pilotos também foi uma preocupação especial
da Ferrari. O carro contará com uma estrutura inserida nas
laterais na altura do banco para proteger o monoposto dos
impactos.
As entradas de ar laterais também foram alteradas para melhorar
o sistema de resfriamento do motor. Na parte traseira, a
suspensão é parecida com a do modelo 248F1, mas a escuderia
ainda promete inovações no sistema. As mudanças provocaram um
aumento de dez quilos no peso do monoposto.
O novo F2007 vai à pista pela primeira vez nesta segunda-feira,
nas mãos de Felipe Massa, no circuito de Fiorano. Neste ano, a
escuderia italiana tentará recuperar o domínio do Mundial de
construtores, perdido para a Renault nas últimas duas
temporadas.
(©
UOL Esporte) |
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