Retornar ao índice ItaliaOggi

 

Notizie d'Italia

 

Nova Ferrari leva o dedo de Massa

Ferrari/Divulgação

Apresentação do F2007, novo modelo da Ferrari para esta temporada da F-1, que será testado por Felipe Massa a partir de hoje


Piloto brasileiro ajuda no desenvolvimento do F2007, é o primeiro a testá-lo e recebe elogios dos diretores da equipe

Modelo da equipe para a próxima temporada da F-1 é apresentado em Maranello em meio a forte esquema de segurança antiespionagem

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MARANELLO

A primeira Ferrari projetada depois do fim da era Michael Schumacher terá a mão de um brasileiro. No lançamento do F2007, ontem, em Maranello, Felipe Massa foi citado como vital tanto na criação como no desenvolvimento do modelo.

"A palavra-chave deste novo carro é continuidade. E para conseguir isso precisávamos da ajuda de alguém que já soubesse como somos e o que queremos, por isso o Felipe nos ajudou", afirmou Aldo Costa, responsável pelo projeto.

Novo diretor-administrativo da escuderia, Jean Todt seguiu a mesma linha. "O lançamento do F2007 é o símbolo de um novo começo, de um novo ciclo", declarou. "E agora o Felipe é o veterano desta equipe."

E os elogios não são apenas da boca para fora. Sinal de prestígio e de confiança, Massa, 25, em sua segunda temporada como titular da Ferrari, terá a primazia de ser o primeiro a pilotar o novo modelo em Fiorano.

O brasileiro hoje fará um "shakedown" -teste para verificar se todos os componentes do carro estão funcionando corretamente-, provavelmente no período da tarde.

Massa também adotou nova postura e colocou-se como veterano da dupla. Kimi Raikkonen, que chega neste ano ao time, será apenas um espectador.

"O Kimi não guia um F-1 há quase três meses [desde o GP Brasil, jejum recorde entre os pilotos que disputarão o Mundial]. Não faria sentido ele ser o primeiro a testar o F2007. Ele vai começar depois e a partir daí dará sua contribuição. Com o carro já pronto", disse Costa.

Massa, por sua vez, aproveita a oportunidade. "É muito importante para a equipe, neste momento, ter um "feedback" claro, e conheço muito bem o carro de 2006. Fizemos muitos testes no fim do ano passado e isso vai ajudar muito agora."

Desde o encerramento da temporada, em 22 de outubro, em Interlagos, o brasileiro participou de sete dias de testes e contabiliza 2.026 km, o que equivale a cerca de 6,5 GPs da Turquia, por exemplo, corrida que Massa conquistou sua primeira vitória, no ano passado.

O modelo apresentado ontem, a exceção de mudanças em alguns componentes internos e a cor, será o que Massa e Raikkonen terão à disposição na abertura do Mundial, no dia 18 de março, em Melbourne.

Para evitar espionagem de outros times, a Ferrari montou forte esquema de segurança para que só os detalhes que ela quisesse fossem revelados.
Fotógrafos e cinegrafistas não puderam fazer imagens do F2007 -distribuídas pela equipe- e os jornalistas foram levados a ele em pequenos grupos, para ninguém burlar a norma.

Durante a semana, a equipe também se esforçou para evitar ao máximo comentários sobre as inovações em seu carro.

As principais mudanças em relação ao 248 F1 foram na parte aerodinâmica. O chassi foi redesenhado para receber uma nova suspensão, que, segundo seu criador, é inovadora.

Outra novidade é parte traseira do carro, muito mais estreita do que a de seu antecessor. O F2007 é ainda muito mais seguro para os pilotos.

O câmbio também traz uma inovação -o sistema "quick shift", troca rápida. Isso significa que não haverá "espaço" na hora de trocar as marchas.

"A tarefa deste carro é vencer, lutar pela Itália e defender as cores da bandeira italiana", disse Todt, que, para isso, conta com a ajuda verde e amarela.

(© Folha de S. Paulo)

 


Ferrari lança carro para 2007 e promete inovação aerodinâmica

Da Redação
Em São Paulo

A nova Ferrari
 
A Ferrari lançou, neste domingo, em Maranello, o 53º carro para a disputa de um Mundial de Fórmula 1. O F2007, que será guiado pelo finlandês Kimi Raikkonen e pelo brasileiro Felipe Massa, tem várias novidades e a promessa de bons resultados na parte aerodinâmica.

No novo modelo, o carro apresenta uma nova suspensão dianteira, o que, segundo a equipe, resulta em uma importante inovação na parte aerodinâmica. Entre outras mudanças, a distância entre os eixos dianteiro e traseiro ficou maior.

A segurança de seus pilotos também foi uma preocupação especial da Ferrari. O carro contará com uma estrutura inserida nas laterais na altura do banco para proteger o monoposto dos impactos.

As entradas de ar laterais também foram alteradas para melhorar o sistema de resfriamento do motor. Na parte traseira, a suspensão é parecida com a do modelo 248F1, mas a escuderia ainda promete inovações no sistema. As mudanças provocaram um aumento de dez quilos no peso do monoposto.

O novo F2007 vai à pista pela primeira vez nesta segunda-feira, nas mãos de Felipe Massa, no circuito de Fiorano. Neste ano, a escuderia italiana tentará recuperar o domínio do Mundial de construtores, perdido para a Renault nas últimas duas temporadas.

(© UOL Esporte)

 

Publicidade

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi