Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

9° Curso Imigração Italiana: dados históricos e pesquisa genealógica

20/09/2008

Imagem: Porto de Santos, 1907. Acervo Memorial da Imagem

Imigração italiana e pesquisa genealógica são temas de curso no Memorial do Imigrante em São Paulo

O objetivos do curso, realizado no Memorial do Imigrante, na cidade de São Paulo, é fornecer aos participantes uma visão histórica básica sobre a Itália e o Brasil em fins do séc. XIX e início do séc. XX, além de técnicas para iniciar a confecção de sua própria árvore genealógica, e informações gerais sobre o reconhecimento da cidadania italiana. É destinado a ítalo-descendentes que queiram pesquisar sua própria história familiar, e a quaisquer interessados na imigração italiana.

Alguns pontos do conteúdo:

História da Itália; causas da Grande Emigração/Imigração; a viagem; vida do imigrante: café, fazendas, cidade;

Divisão administrativa atual da Itália, mapas da Itália, aspectos geográficos e culturais;

Nome/sobrenome: origens; registros eclesiásticos e civis, italianos e brasileiros; alterações no Brasil;

O tipo mais simples de gráfico genealógico: a árvore de costado; outros tipos de representação;

Genealogia no computador: programas, pesquisa e intercâmbio de informações via Internet;

Cidadania italiana - o que é? Passaporte: vantagens, mas também deveres. Documentos, passos, prazos;

Bibliografia sobre imigração italiana/café/ferrovias/cidades; Glossário genealógico português/italiano/inglês.

Duração: 24 horas-aula + uma atividade complementar grátis + (por adesão) Viagem Cultural a Santos ou a fazendas de café

Aulas: 4 domingos: 19 e 26 de outubro, 9 e 23 de novembro, das 10 às 12h e das 13:30 às 17:30h. Atividade complementar em São Paulo: data a ser votada em classe. Viagem Cultural (destino a ser votado em classe) no sábado 22 de novembro.

Professor: Virginio Mantesso, Bacharel em História e Genealogista

Local: Memorial do Imigrante - R. Visconde de Parnaíba 1.316; Metrô: Bresser-Moóca, Linha 3, Vermelha (Leste-Oeste), São Paulo.

Valor da inscrição: R$180,00. Para professores com apresentação de comprovante: R$150,00. (Para todos, incluso na inscrição o prato principal do almoço nos dias das 3 primeiras aulas, no Caffé Bistrô do Imigrante).

Professores da Rede Municipal de Educação receberão o Certificado específico para uso na Evolução Funcional.

Como inscrever-se: pelo tel. (11) 6692-1866, Ramal 201 ou 210, de terça a sexta feira, das 10h às 17hs; ou pelo site www.memorialdoimigrante.sp.gov.br; ou pessoalmente (aceita-se cartão de crédito) na loja do Memorial do Imigrante.

Programa detalhado: no site www.imigracaoitaliana.com.br ou pelo email curso@imigracaoitaliana.com.br

(© Oriundi)

 


Imigração não pode ser considerada uma ameaça, concluem parlamentares europeus

Com os serviços de previdência social colocados em risco em função de uma população envelhecida, e com a falta de trabalhadores em alguns setores, a imigração não pode ser considerada uma ameaça. A conclusão foi de deputados e senadores de países integrantes da União Européia que, juntamente com representantes do Parlamento Europeu, discutiram, na última semana, em Bruxelas, em uma reunião inter-parlamentar, a questão da imigração. Organizado pelo Parlamento francês, o encontro concluiu que a migração deve ser regulada em nível comunitário.

Os trabalhos foram divididos em três grupos: imigração legal, imigração ilegal e asilo.  Ao falar sobre os debates do primeiro grupo, o eurodeputado italiano Claudio Fava assinalou que  ficou claro o entendimento que a imigração não é um problema europeu, mas um fenômeno global  ao qual a União Européia deve associar-se. Mas houve controvérsias entre aqueles que advogam a integração, com  assimilação dos imigrantes, e os que pensam diferente. O mais importante, conforme Fava, é que a imigração legal foi entendida como positiva e que não pode ser colocada no mesmo patamar da ilegal, surgindo como necessário nesse sentido a criação de um novo status para os migrantes.

O grupo que tratou da imigração ilegal, teve uma forte participação de representantes do leste europeu, o que indicaria, segundo o deputado frances  Thierry Mariana,  que o problema  está baseado mais nos países  do Mediterrâneo. O debate teria mostrado ainda a necessidade de a Europa planejar uma política de imigração digna de crédito, respeitar os direitos humanos e tratar todos os imigrantes com dignidade. A maioria dos participantes concordou com a necessidade de um regime comum a todos os países nessa questão. 

Para o deputado Ndioro Ndiaye, diretor-geral da Organização Internacional para  Migração –IOM, o debate sobre a imigração alcanou um momento crucial no continente, pois a Europa precisa lidar com a fuga de cérebros e com uma população envelhecida. Nesse sentido, a instituição do cartão azul, visando atrair imigrantes com formação, foi considerada uma boa medida. Mas seriam necessários reformas de mais envergadura, incluindo inclusive direito ao voto.

(© Oriundi)

 

 

Google
Web ItaliaOggi

Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi