Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

Itália quer facilitar concessão de cidadania a estrangeiros

04/08/2006

Lampedusa

O governo italiano adotou nesta sexta-feira um projeto de lei que abre caminho para a nacionalização rápida de cerca de um milhão de pessoas ao reduzir de dez para cinco anos o período de residência necessário para adquirir a nacionalidade italiana.

O projeto de lei prevê igualmente que os filhos de pais estrangeiros instalados regularmente na Itália há cinco anos podem obter automaticamente a cidadania.

A Itália, que enfrenta uma diminuição de sua população com uma taxa de natalidade entre as mais baixas da União Européia, já abriu caminho há duas semanas para regularizar 350 mil trabalhadores estrangeiros.

Segundo a organização católica Caritas, o total de estrangeiros que querem obter a cidadania italiana até 2008 supera o 1,5 milhão de pessoas.

A direita populista da Liga Norte já anunciou sua oposição ao projeto de lei, ao acusar a esquerda de querer "dar um golpe de misericórdia na civilização italiana".

A Itália conta com 60 milhões de habitantes, dos quais três milhões são imigrantes, segundo estimativas oficiais.

(© Diário Online)


IMIGRANTES ILEGAIS CONTINUAM DESEMBARCANDO EM LAMPEDUSA

ROMA - Cerca de 278 imigrantes desembarcaram ontem em Lampedusa, depois da chegada de funcionários da agência européia Frontex, na ilha do sul da Sicília, encarregados de organizar patrulhas contra a imigração ilegal.

Lanchas militares da marinha interceptaram próximo a essa pequena ilha, a mais próxima do litoral africano, cerca de 200 imigrantes ilegais.

Aproximadamente 40 clandestinos, que conseguiram desembarcar em Lampedusa, foram presos. Outros 38 estrangeiros chegaram à noite.

A ilha de Lampedusa, que fica 300 quilômetros ao norte da Líbia e 200 quilômetros ao sul de Sicília, recebe quase diariamente pessoas que deixam a costa da Líbia a bordo de barcos em mal estado com a esperança de encontrar em território europeu melhores condições de vida.

O Ministério italiano do Interior informou hoje que cerca de 50 egípcios foram expulsos e enviados para o Cairo, em um vôo da empresa EgyptAir, pois desembarcaram nos últimos dias no litoral siciliano de forma ilegal.

O Ministério informou ontem que três funcionários da Agência para a coordenação de fronteiras exteriores da União Européia (Frontex) chegaram a Lampedusa.

"A equipe européia terá como tarefa analisar a situação dos desembarques no sul da Itália e organizar patrulhas comuns no mar Mediterrâneo para a luta contra a imigração ilegal", escreveu o Ministério.

Segundo dados oficiais, 9.500 imigrantes ilegais foram interceptados entre 1 de janeiro e 20 de julho nas redondezas de Lampedusa e de Sicília, ou seja, dois mil a mais que em 2005 no mesmo período.(ANSA)

(© Ansa Latina)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi