Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

Europa muda as leis de imigração

28/05/2006

Ayaan Hirsi Ali, imigrante que chegou ao parlamento holandês, mas corre risco de ser expulsa

Continente exige aceitação de valores por parte de estrangeiros

Colin Nickerson
The Boston Globe

Uma mulher nua diverte-se na praia. Homossexuais se acariciam num parque. Essas imagens fazem parte de um vídeo intitulado Vindo para a Holanda, apresentado pelo governo a futuros prováveis imigrantes. Ele faz parte de medidas de controle adotadas recentemente, para determinar se os novos imigrantes aceitam os "valores" ocidentais. Qualquer um que se ofender com essas imagens, pondera a autoridade holandesa, provavelmente se sentirá infeliz no país e não deve ser admitido.

Por toda a Europa, países que durante décadas acolheram generosamente imigrantes e refugiados hoje já não estendem mais o tapete de boas-vindas.

O sentimento antiimigrante, beirando a xenofobia - que antes era limitado a poucos partidos de direita - transformou-se na política oficial em países como Holanda, França, Alemanha e Grã-Bretanha. Novas leis criam mais obstáculos para os recém-chegados, especialmente muçulmanos, e são encorajadas por muitos europeus. Pesquisas indicam que, em quase todos os países da Europa, a maioria é favorável não só a que sejam aumentadas as restrições à vinda de imigrantes comuns, como também a que as autoridades sejam menos suscetíveis às histórias dos refugiados que buscam asilo político.

Os alarmes que soam têm uma base econômica, como a eterna preocupação de que os imigrantes roubem os empregos dos cidadãos locais. Os analistas, porém, acham que os europeus estão mais temerosos do terrorismo e da expansão rápida da cultura islâmica.

Muitos imigrantes e refugiados sem documento que chegam ao continente europeu vêem da África rural, da Turquia e sul da Ásia. Eles estão mudando a face da Europa Ocidental. É mais fácil comprar um "kebab" em Roterdã do que o tradicional arenque em conserva holandês; Berlim é a maior "cidade turca" fora da Turquia; e os distritos comerciais nos subúrbios de Paris parecem um bazar norte-africano.

Na França, há duas semanas, foi aprovada preliminarmente uma lei que restringe drasticamente a imigração de trabalhadores não qualificados vindos de fora da Europa, estabelece regras mais rígidas para aquisição da cidadania francesa e dificulta a vinda de famílias de trabalhadores que já estão no país. Na Alemanha, este mês, a chanceler Angela Merkel endossou um plano para a criação de testes mais rigorosos para aquisição de cidadania alemã.

A ministra holandesa da Imigração, Rita Verdonk, parece expressar a opinião que vem prevalecendo, ao comentar publicamente: "É importante termos claras as reivindicações populares. Eles precisam aceitar nossos valores, respeitar nossas leis, aprender nossa língua."

A justificação dada para as medidas adotadas é uma melhor assimilação dos imigrantes. O que é um novo programa de ação para a Europa, que durante muito tempo adotou a política multiculturalista de abordagens diferentes para raças diferentes. Hoje, porém, o tema principal das agendas nacionais é promover a integração ao estilo americano, após os atentados a bomba cometidos na Grã-Bretanha por radicais islâmicos que cresceram naquele país, dos distúrbios em guetos muçulmanos na França, dos assassinatos de personalidades públicas holandesas por extremistas religiosos, e o furor global após um jornal dinamarquês publicar caricaturas representando o profeta Maomé.

Alguns analistas consideram essas novas leis um recuo. O continente viu nervosamente sua população muçulmana crescer, de algumas centenas de milhares após a 2ªGuerra a mais de 15 milhões.

"A desconfiança e o medo dos muçulmanos são mais intensos na Europa do que nos EUA, mesmo imediatamente após o 11 de Setembro", diz Kees Groenendijk, chefe do Centro para as Leis de Imigração da Universidade de Nijmegen, Holanda.

"Ao contrário dos EUA, nossos políticos não enfatizam muito o fato de que imigrantes legalizados, pessoas ordeiras, não são um problema e que necessitamos deles para nossa prosperidade e nossa sobrevivência como uma economia aberta."

A Holanda ficou chocada com os assassinatos por extremistas islâmicos, em 2002, do político Pim Fortuyn, que alertou para o fato de o país estar admitindo um número excessivo de islâmicos, e, em 2004, do produtor de cinema Theo Van Gogh. E o país mudou, de sociedade mais aberta da Europa para um país com a linha mais dura do continente. Entre outras coisas, está prometendo expulsar mais de 26 mil refugiados que obtiveram asilo com base em informações falsas. Essas pessoas receberam asilo por causa de suas alegações de perseguição religiosa, política ou étnica em seu país natal.

Um fato dramático ocorreu na semana passada, quando o governo holandês decidiu tirar a cidadania de uma deputada, conhecida internacionalmente por insistir para que os europeus defendam com mais rigor sua cultura contra os imigrantes muçulmanos. Ayaan Hirsi Ali, que precisou viver sob proteção policial por causa de sua campanha contra os maus-tratos sofridos pelas mulheres em países muçulmanos, admitiu ter mentido sobre os motivos pelos quais pediu asilo político, em 1992. Mas mesmo os intransigentes críticos à imigração na Holanda, ficaram estarrecidos quando Verdonk tentou anular a cidadania de Ayaan. A decisão foi revista após duras críticas feitas por jornais e políticos em toda a Europa.

Novas leis na Holanda agora exigem que os prováveis imigrantes passem por exames sobre língua, história e cultura holandesas, na embaixada em seu país natal. E devem assistir ao polêmico vídeo, que mostra também enclaves de imigrantes superlotados e outras cenas calculadas de forma a dar uma visão realista da vida no Ocidente.

Na França, o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, tem advertido aos novos imigrantes: "Ame a França ou deixe-a."

(© Agência Estado)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi