Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

Liga Norte da Itália propõe limitar imigração

04/07/2001

 

 

ROMA - A Liga Norte, partido separatista da Itália e membro do recém-eleito governo conservador do país, apresentou na terça-feira propostas para limitar a entrada de imigrantes em solo italiano.

   O imigrantes teriam de ter empregos antes de tentar o ingresso no país.

   As propostas, apresentadas pelo ministro Roberto Maroni (Trabalho), o segundo homem na hierarquia da Liga Norte, foram condenadas enfaticamente pelos líderes da centro-esquerda, oposição.

   Em uma entrevista ao jornal La Reppubblica, Maroni disse que estudava uma proposta de reforma que previa trocar o tradicional "permesso di soggiorno", uma permissão para ficar no país, por um "contratto di soggiorno", segundo o qual o imigrante ficaria na Itália enquanto durasse seu contrato de trabalho.

   "Todos sabemos que o ´permesso di soggiorno´ é concedido não apenas por razões trabalhistas, mas também por razões não relacionadas com o trabalho", afirmou Maroni.

   "E dar o ´permesso di soggiorno´ a alguém que não tem trabalho significa incitar a atividade criminal", afirmou.

   A Liga Norte já apresentou propostas antimigranção no passado e alguns líderes da União Européia (UE) descreveram o partido como uma organização xenófoba, semelhante ao Partido da Liberdade, do direitista austríaco Joerg Haider.

   No começo deste ano, o líder da Liga Norte, Umberto Bossi, sugeriu que o país construísse um muro de 260 quilômetros de extensão ao longo de sua fronteira com a Eslovênia a fim de evitar a entrada de imigrantes.

   A Itália, por ter uma longa linha costeira e por estar próxima do Leste Europeu e do norte da África, é um destino frequente de imigrantes ilegais. Centenas deles chegam ao país toda semana. Mas a maior parte deles não permanece ali, tentando se fixar na Grã-Bretanha, Alemanha ou França. (Reuters/BOL)

Marinha italiana resgata 600 estrangeiros de navio à deriva

   CROTONE, Itália -- A Marinha da Itália resgatou na manhã desta quarta-feira 600 estrangeiros que estavam em um navio cargueiro à deriva no litoral sul, por onde pretendiam entrar ilegalmente no país.

   Oito dos passageiros ilegais, que estavam sofrendo de desidratação, foram levados de lanchas velozes para um hospital da cidade portuária de Crotone, informou um porta-voz da Marinha, capitão Giuseppe Bellantone.

   Desse grupo, apenas uma mulher, grávida, e uma criança tiveram que ser internadas.

   Os demais passageiros do cargueiro, que em sua maioria seriam curdos do Iraque e da Turquia, foram embarcados em uma fragata e devem chegar a Crotone ainda nesta quarta-feira, segundo as autoridades italianas.

   O cargueiro havia sido detectado por helicópteros da guarda costeira italiana, que acionaram embarcações da Marinha. O navio teria ficado sem combustível a poucos quilômetros da costa da região de Calábria.

   Bellantone disse que as autoridades ainda estavam tentando determinar a nacionalidade do cargueiro, de nome Ammoil, e de onde havia zarpado.

   O contrabando de estrangeiros é um sério problema para a Itália, cujo litoral apresenta deficiências no patrulhamento.

   A maioria dos ilegais acaba seguindo para países do norte da Europa, onde muitos já têm parentes com casas e empregos. (CNN/Com informações da Associated Press)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi