Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

Navio com 900 imigrantes ilegais é resgatado pela Itália

23/04/2001

Imigrantes ilegais são resgatados

 

ROMA -- Um navio sem tripulação, com cerca de 900 imigrantes ilegais a bordo, a maioria curdos, foi rebocado para a Itália neste domingo, depois de enviar uma mensagem de socorro avisando que estava à deriva no mar Adriático.

Equipes de resgate no porto de Gallipoli, no sul do país, usando máscaras cirúrgicas contra possíveis doenças, ajudaram os passageiros a sair da embarcação. Cerca de 200 eram crianças pequenas e havia pelo menos cinco mulheres em avançado estado de gravidez.

   Segundo a RAI, a televisão estatal italiana, uma criança e uma grávida precisaram ser atendidas em um hospital. Uma outra emissora, o Canal 5, informou que dois homens foram levados pela polícia, mas não está claro se eles seriam os responsáveis pelo tráfico de imigrantes ilegais.

   As autoridades investigam se a tripulação abandonou o navio depois de pedir socorro, em uma tentativa de escapar da prisão por transporte de imigrantes. A guarda costeira recebeu o pedido de ajuda pouco depois da meia-noite de sábado.

   "Nós estamos fazendo o desembarque e a contagem dos imigrantes. A maioria parece ser de homens", disse o tenente Vincenzo Amanti da guarda costeira de Gallipoli."A maior parte deles é de curdos e outros são de Sri Lanka, Iraque e Irã".

   O sul da Itália é um concorrido ponto de entrada para imigrantes ilegais que tentar alcançar países da União Européia. A intensificação do tráfico de imigrantes tem sido uma preocupação crescente entre os países integrantes do bloco.

   Os dois candidatos nas eleições para a chefia do governo da Itália, marcadas para 13 de maio próximo, Silvio Berlusconi e Francesco Rutelli, prometeram combater a imigração ilegal.

   Acredita-se que o navio tenha vindo da Turquia, que tem prometido ao restante da Europa reforçar a luta contra a imigração clandestina.

(CNN)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi