Retornar ao índice ItaliaOggi

Migrazioni ItaliaOggi

 

Lojas de judeus são atacadas em Roma

07/12/2000

 

 

Roma - Diversas lojas da periferia de Roma, pertencentes a judeus, amanheceram ontem pintadas com insultos anti-semitas, informou uma fonte policial, que também declarou que os ataques não foram reinvidicados por nenhum grupo.

   Suásticas e inscrições racistas foram pintadas nas fachadas das lojas, que tiveram as fechaduras e portas de metal danificadas.

   Incidentes parecidos aconteceram nesse mesmo setor da capital italiana há dois anos. Agressões desse tipo acontecem em Roma, especialmente no norte, onde grupos de extrema-direita operam.

   "Não estamos particularmente preocupados, pois existe um clima político que dá a entender a alguns grupos que esse tipo de ação é legítima", declarou Riccardo Pacifici, vice-presidente da associação "Filhos de Shoa".

   O presidente da comunidade judaica de Roma _que conta com cerca de 14 mil pessoas_ Leone Paserman, disse que esse "é um fenômeno que aparece esporadicamente em algumas zonas da capital, mas que, felizmente, é muito
limitado".

   Mais de 8.500 judeus da Itália foram deportados para os campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, onde mais de 7.500 deles foram assassinados.

(UOL/France Presse)

Pesquise no Site ou Web

Google
Web ItaliaOggi

Publicidade
 
Notizie d'Italia | Gastronomia | Migrazioni | Cidadania | Home ItaliaOggi