ItaliaOggi

                     Publicidade

 

Dario Fo, Nobel de literatura, quer disputar prefeitura de Milão


 

Nobel de Literatura em 1997, Dario Fo já luta por causas locais em Milão

   MILÃO (Reuters) - O dramaturgo Dario Fo, ganhador do Nobel e ativista de esquerda, está considerando disputar a prefeitura de Milão, informou seu assessor de imprensa.

   Fo ficou famoso com suas farsas políticas, como "Morte Acidental de um Anarquista", baseada na morte de Giuseppe Pinelli, enquanto estava em custódia da polícia. Recentemente ele escreveu uma sátira atacando o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

   Residente de Milão, Fo tem lutado por várias causas locais, como uma campanha para evitar a poluição do ar.

   "Eu também quero concorrer (pela prefeitura), poderia ajudar a mobilizar as pessoas e fazê-las discutir um projeto para trazer nossa cidade de volta", disse Fo para o jornal L'Unita.

   As eleições para a prefeitura de Milão acontecem em 2006.

(© UOL Diversão & Arte)


Itália fará eleições gerais em abril de 2006

   Roma - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou que as próximas eleições gerais no país serão realizadas em 9 de abril de 2006, um domingo, enquanto as regionais e locais serão em maio. Com a convocação em datas diferentes das eleições gerais e das regionais e locais, o primeiro-ministro confirmou sua oposição à possibilidade de fazer coincidir os pleitos, conforme reivindicava a oposição de centro-esquerda.

   Para Berlusconi, as eleições gerais são "muito importantes", pois nelas os cidadãos deverão escolher entre a centro-direita ou a centro-esquerda - "será uma verdadeira eleição de campo", disse -, e a existência de muitos candidatos locais "poderia ser uma distração" do voto em nível nacional.

   O primeiro-ministro será candidato à chefia do Executivo pela coalizão conservadora "Casa das Liberdades", da qual faz parte seu partido, Forza Itália, a direitista Aliança Nacional, a Liga Norte e o democrata-cristão UDC.

   No entanto, Berlusconi disse que não teria problemas para deixar a liderança para o dirigente da Aliança Nacional (AN) e ministro das Relações Exteriores, Gianfranco Fini, ou ao democrata-cristão presidente da Câmara dos Deputados, Pierferdinando Casini, no caso de um desses dois partidos conseguir mais votos que a Forza Itália.

   Em qualquer caso, Berlusconi disse que a coalizão conservadora se apresentará às próximas eleições com um programa e um candidato à frente.

   O líder da coalizão de centro-esquerda "A União" - na oposição -, Romano Prodi, foi eleito no domingo passado, em eleições primárias, como candidato à chefia do Governo. (EFE)

(© estadao.com.br)

Para saber mais sobre este assunto (arquivo ItaliaOggi):

ital_rosasuper.gif (105 bytes)
Escolha o Canal (Cambia Canali):
 
 

 

 

© ItaliaOggi.com.br 1999-2005

O copyright pertence aos órgãos de imprensa citados ao final da notícia