11/10/04
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Anjos de Rafael |
Depois de removerem a sujeira de uma faixa
religiosa, especialistas descobriram assinatura que acreditam ser do
mestre renascentista
Roma -
Depois de remover camadas de sujeira de
uma faixa religiosa, especialista italianos descobriram uma assinatura
que acreditam ser de um jovem Raphael, disse uma historiadora.
Giordana Benazzi, que está à
frente da restauração há três anos, disse que a imagem de Jesus Cristo
deve ter sido pintada entre 1498 e 1999, quando o mestre renascentista
teria entre 15 e 16 anos de idade.
"Era apenas uma hipótese no
começo, ninguém poderia imaginar que era de Raphael", disse Giordana à
agência de notícias Associated Press.
A faixa estava em uma igreja
na cidade de Gubbio, até três anos atrás, quando foi enviada para
restauração. Até então, historiadores da arte atribuíam a obra a um
artista de Gubbio. A faixa de linho tem dois metros de altura e mostra
Cristo entre Santo Ubaldo e São Francisco de Assis.
Giordana, uma especialista em
arte na região da Umbria, disse que as duas primeiras letras da
assinatura, um R e um V, remetem a Raphael Urbinas, representando o nome
latino do artista. Ela disse que estudos cruzados com outras obras de
Raphael no mesmo período e o uso dos mesmos matérias ajudaram a
confirmar a autoria.
A faixa, que foi usada em
procissões religiosas, estava em péssimo estado de conservação quando o
trabalho de restauração começou. "Parecia um tecido amassado pendurado
na igreja, disse Giordana.
Enquanto o estilo geral da
obra não é tão refinado como o trabalho posterior de Raphael seria,
alguns elementos da faixa são similares como outras produções do
artista. A especialista disse que dois documentos, um de 1502 e outro de
1505, indicam que Raphael pode ter estado em Gubbio quando o trabalho
foi pintado.
Restauradores continuam
limpando o lado oposto da faixa, que dizem levará mais dois anos. Quando
o trabalho for finalizado, a obra será exposta no Museu Diocesano de
Gubbio.
(© estadao.com.br)
Tela encontrada na Itália pode ser obra de Rafael aos
16 anos
Roma
(EFE).- Um grupo de restauradores e historiadores de arte
acreditam ser de Rafael uma tela encontrada em uma igreja de Gubbio,
centro da Itália, que pode ter sido pintada entre 1498 e 1499, quando
ele tinha apenas 16 anos.
Os pesquisadores chegaram a esta
conclusão após três anos de restauração da obra, informa nesta
quinta-feira o jornal "Corriere della Sera".
A primeira pista é uma assinatura
na capa de São Ubaldo, padroeiro de Gubbio, pintado sobre uma tela usada
como estandarte em procissões, e onde pode ser vista a sigla do nome do
pintor renascentista.
Na tela, o padroeiro de Gubbio
está à direita de Cristo e tem um cálice na mão. Do lado esquerdo está
São Francisco de Assis ajoelhado.
O monograma, em tons dourados,
aparece mais de uma vez na borda da capa de São Ubaldo, e nele pode ser
visto um R cruzado com um V (forma gráfica clássica latina para o U),
exatamente igual a uma das siglas usadas como assinatura por Rafael
Sanzio de Urbino (1483-1520).
Além disso, foram feitas análises
de material e comparações com outras obras de Rafael para comprovar as
semelhanças tanto no monograma como no estilo.
A responsável pelas
investigações, a historiadora Giordana Benazzi, afirmou que a pintura
foi feita por "um Rafael muito jovem, pode ser do ano de 1498-99, quando
ele tinha dezesseis anos, bem longe do refinamento após ter absorvido os
conhecimentos de Perugino".
Além disso, Benazzi encontrou
dois documentos de 1502 e 1505 indicando que Gubbio foi um dos possíveis
locais onde Rafael morou, além das cidades de Perugia, Urbino e Roma.
Quanto ao estilo, a historiadora
afirmou que "ainda é muito próximo da escola de seu pai, o também pintor
Giovanni Santi". Além disso, "tem muita semelhança com 'Crucificação
Mond'", pintada por Rafael entre 1502 e 1503, que está na National
Gallery de Londres.
A obra atribuída ao grande pintor
estava esquecida na igreja de Santa Maria dei Servi e pôde ser
encontrada graças a uma iniciativa do bispo de Gubbio, Pietro
Bottacioli, que há alguns anos decidiu catalogar todos os bens culturais
eclesiásticos da cidade.
(©
UOL Diversão & Arte)
Pesquisa diz que Davi tem erro anatômico |
Pesquisa apresentada na
Universidade de Florença pelos professores de anatomia Massimo
Gulisano e Pedro Antonio Barnabei identificou a ausência de um
relevo muscular abaixo do ombro direito da escultura Davi, de
Michelangelo (1475-1564), considerada
símbolo de perfeição. A falta do músculo é o único defeito
anatômico da obra, segundo os pesquisadores. Deve-se às
características do bloco de mármore no qual foi esculpido Davi
(5,5 toneladas, cinco metros de altura), há 500 anos, que havia
sido rejeitado por outros artistas.
(©
Folha de S. Paulo)
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