Sérgio Pardellas
Os governadores Joaquim Roriz (DF), Marconi Perillo (GO) e
representantes do governo da Itália assinam, nos próximos dias, o
acordo de cooperação técnica entre os dois países para implementação
do trem de velocidade alta ligando Brasília a Goiânia. A notícia
deverá ser anunciada por Roriz ainda esta semana, dependendo apenas de
um acerto na agenda do embaixador italiano no Brasil, Vincenzo
Petrone.
Pela minuta, conforme assegurou ao Jornal do
Brasil uma alta fonte ligada ao governador Roriz, competirá aos
italianos, além do modelo financeiro inspirado na parceira
público-privada com o respaldo do Estado, a elaboração do projeto
básico de engenharia do Expresso Pequi, incluindo estudos
geológicos detalhados, projetos de obras civis - como infra e
superestrutura ferroviária, viadutos, pontes, estações -
especificações de material rodante e sistemas operacionais -
sinalização, telecomunicações, fornecimento de energia - e de
manutenção.
Em contrapartida, os governos do DF e Goiás se
comprometem a realizar os já adiantados projetos conceituais de
engenharia, estudos de contextualização física e sócio-econômica do
eixo Brasília-Goiânia, de demanda de passageiros, de traçado, das
viabilidades técnicas e financeiras e impacto ambiental.
- A proposta é de encher os olhos. É cada vez maior
a certeza de que conseguiremos viabilizar o trem-bala - disse um
integrante do GDF.
As bases do convênio foram negociadas durante
viagem da comitiva candango-goiana à Itália, na primeira quinzena de
julho, quando o GDF apresentou uma minuta definindo os papéis e
delimitando as áreas de atuação do DF, Goiás e italianos na
implantação do Expresso Pequi.
Na última semana, os italianos, por intermédio do
ministro da Infra-Estrutura e Transportes, Pietro Lunardi,
encaminharam uma contra-proposta aos governos do DF e Goiás onde
sugeriram pequenas modificações ao projeto original. ''Mas os termos
gerais foram preservados, o que foi definitivo para assegurar o sinal
verde dos Executivos das duas unidades da federação'', ressaltou a
fonte.
A oficialização do acordo, além de materializar o
interesse italiano em atuar como parceiro do projeto, manifestado ao
governador Roriz em conversas com autoridades daquele país, vai
representar o maior passo dado até agora para o início das obras do
Expresso Pequi pela transferência de tecnologia e o conhecimento
adquiridos pela Itália com as suas recentes experiências na abertura
de 700 km de linhas e no modelo de financiamento que envolve as
parcerias público-privadas e o aval do Estado. Atualmente os italianos
investem mais de 20 bilhões de euros na implantação da rede de trens
de alta velocidade.
• modelagem financeira da implantação do trem de
alta velocidade, privilegiando uma operação de parceria
público-privada (PPP);
• projeto básico de engenharia, envolvendo:
– estudos geológicos detalhados;
– projetos de obras civis:
a) infra-estrutura ferroviária;
b) superestrutura ferroviária;
c) obras de arte especiais (pontes e viadutos);
d) estações de passageiros.
– especificações do material rodante (locomotivas e vagões);
– especificações dos sistemas operacionais :
a) sistema de sinalização;
b) sistema de telecomunicações;
c) sistema de energia - subestações retificadores e catenária;
– sistema de manutenção