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CCBB abre ciclo com raridades de Glauber e Pasolini


 

Pier Paolo Pasolini

O Cinema segundo Glauber e Pasolini apresenta nove filmes dos dois diretores, além de dois documentários sobre eles

Luiz Zanin Oricchio

   São Paulo - A idéia de aproximar o italiano Pier Paolo Pasolini e o brasileiro Glauber Rocha, que já apareceu em textos teóricos, vem agora em uma retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil, com curadoria do cineasta Joel Pizzini.

   O Cinema segundo Glauber e Pasolini, que se encerra neste domingo, apresenta nove filmes dos dois diretores, além de dois documentários sobre eles (Pier Paolo Pasolini, de Carlo Hayman-Chaffey, e Retrato da Terra, de Pizzini e Paloma Rocha, filha de Glauber). Haverá também um debate, amanhã, às 19 horas, com os pesquisadores Luiz Nazário e Raquel Gerber.

   Entre os filmes, comparecem alguns carros-chefes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, por um lado, e As Mil e Uma Noites, por outro. São títulos muito reprisados, e de importância suficiente para justificar a repetição. Mas há também raridades para valer, como O Leão de Sete Cabeças e Claro, ambos realizados por Glauber no exílio. Esses filmes intermediários deságuam em A Idade da Terra, mal recebido no Festival de Veneza e que viria a figurar como testamento do cineasta, morto um ano depois.

   A trajetória de Pasolini é apresentada por As Mil e uma Noites, versão livre dos contos orientais, que celebram o amor e a sensualidade. Há também Medéia, adaptação de Eurípedes com a soprano Maria Callas no papel principal, e que representa a imersão de Pasolini no território do mito, local simbólico de onde ele procurava cavar antídotos contra o horror da sociedade de consumo, vista como o verdadeiro fascismo em sua etapa pós-mussoliniana. Mas, como Glauber, também Pasolini termina numa ode desesperada, Salò, transposição de um Sade doentio para o mundo moderno.

(© estadao.com.br)

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