Pesquisadores acreditam que Batalha de
Anghiari, dada como perdida, está sob afresco do Palácio Vecchio, em
Florença
Roma -
"Cerca,
trova"- busque, encontre - diz uma tentadora mensagem de cinco
séculos pintada em uma afresco no hall do Palácio Vecchio, em
Florença.
Pesquisadores agora acreditam que estas palavras poderiam ser uma pista
da localização de uma pintura de Leonardo da Vinci perdida há muito
tempo e estão pressionando as autoridades para que possam procurar a
obra-prima do renascimento.
Maurizio Seracini, um pesquisador de arte italiana, reparou pela
primeira vez na mensagem durante uma pesquisa inicial no hall há 30
anos, mas a equipe dele não tinha a tecnologia necessária para olhar o
que estava por trás do afresco de Giorgio Vasari, Batalha de Marciano
no Vale de Chiana.
Raios-x tirados entre 2002 e 2003 mostram a mensagem no centro da
cavidade que está por trás do afresco, que pode esconder o inacabado
mural de Leonardo da Batalha de Anghiari, um dos maiores
trabalhos do mestre toscano, disse Seracini.
"Na época, esta foi considerada a obra-prima das obras-primas", disse
Seracini à Associated Press. "Seria como descobrir uma nova
Monalisa ou uma nova Última Ceia".
Acreditava-se que o mural de Leonardo havia sido destruído em meados do
século 16, quando o artista, escritor e arquiteto Vasari conduziu
trabalhos de renovação do hall que abrigou o trono do poder de Florença.
Ele então cobriu as paredes com suas próprias pinturas.
Leonardo começou a trabalhar em Batalha de Anghiari em junho de
1505, aos 53 anos. Ele trabalhou ao lado de colega artista e rival
Michelangelo, que havia sido contratado para pintar a parede oposta.
Michelangelo nunca passou da fase preparatória de Batalha de Cascina,
mas Leonardo pintou o centro da sua obra - uma violenta cena de homens e
cavalos chamada Luta pela Bandeira - que é conhecida hoje através
de estudos preparatórios de Leonardo e cópias feitas por outros
artistas. Mais tarde, Leonardo abandonou a obra e partiu para Milão por
motivos obscuros.
Chiara Silla, diretor do museu do Palácio Palazzo Vecchio, disse que a
pesquisa não foi liberada porque Seracini ainda precisa apresentar uma
relatório de seu trabalho anterior. "O trabalho atual de Seracini é
difícil de avaliar", disse Silla. "Nos últimos dois anos esperamos por
documentações técnicas e científicas para decidir juntos se ele deve
continuar ou não".
Se autorizado a retomar a pesquisa, Seracini disse que conduzirá outros
exames e irá inserir uma pequena sonda através da pintura de Vasari para
detectar traços de pigmentos usados por Leonardo. A pesquisa precisaria
de pelo menos um ano, ele disse.
Se Batalha de Anghiari for localizado, será possível que artistas
restauradores removam uma parte do afresco de Vasari, extraiam a pintura
de Leonardo e recoloquem a obra de Vasari no local, sem danificá-la,
disse Seracini.
Alessandro Vezzosi, um especialista em
Leonardo e diretor do museu dedicado ao artista na cidade natal dele,
Vinci, disse que conhece o trabalho de Seracini e que as hipóteses dele
são baseadas em evidências sólidas. "Precisamos ir ao fundo disto, a
idéia de um Leonardo escondido é incrivelmente fascinante".
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