Impressão
digital e toques estilísticos revelados durante restauração sugerem que
The Adoration of the Christ Child seja de Leonardo da Vinci
Roma -
Uma impressão
digital e toques estilísticos revelados durante a restauração de uma
disputada obra-prima renascentista levantam a possibilidade de a peça
ter sido pintada por Leonardo da Vinci, que às vezes deixava sua digital
esquerda marcada nos trabalhos, como se fosse um assinatura, disseram
hoje os restauradores.
"The Adoration of the Christ Child" (A Adoração do Cristo Bebê) está na
galeria romana Galleria Borghese e por décadas foi atribuído a Fra
Bartolomeo, mas estudiosos disseram que nunca confiaram na autoria. Por
séculos, a lista de candidatos incluiu Raphael, Ghirlandaio e Lorenzo di
Credi. Elisabetta Zatti, chefe dos restauradores, disse ter encontrado
uma impressão digital quase no fim da restauração, que durou um do ano e
terminou em novembro. Isso, e semelhanças ao estilo de Leonardo, fizeram
os estudiosos a acreditar que fosse dele a autoria.
Fotos do quadro, que se acredita ter sido pintado no final do século 15
e no começo do 16, serão enviadas em março a Cracóvia, na Polônia, para
que a digital seja comparada com uma de Leonardo encontrada na obra
Lady with an Ermine. "Depois da restauração, foi possível ver na
parte esquerda de cima do quadro uma auréola amarelada", disse
Elisabetta, descrevendo a digital. A restauração também revelou detalhes
escondidos da pintura. Eles incluem símbolos típicos de Leonardo, como a
prímula selvagem, planta que representa a ressurreição, e a verônica
azul, flor que simboliza os olhos da virgem Maria. Talvez um dos pontos
mais fortes seja o fato de também terem sido reveladas as masculinas
mãos da Virgem Maria do quadro, o que é uma constante nas figuras
femininas de Leonardo.
Elisabetta disse que se a digital for realmente de Leonardo, a obra
provavelmente será atribuída a ele. "É difícil imaginar que ele deixaria
a marca no quadro de outra pessoa", ela disse. Alessandro Vezzosi,
diretor de um museu dedicado a Leonardo, perto de Florença, e que não
esteve envolvido na restauração, disse que a descoberta da digital é
interessante, mas que muita pesquisa seria necessária para definir a
autoria. "Impressões digitais são úteis e as pinturas e manuscritos de
Leonardo estão cheios delas", disse Vezzosi. "Se for a digital dele,
significa que, pelo menos, ele trabalhou no quadro".
(AE -
AP)