Ele ganhava a vida vendendo pizzas num pequeno estabelecimento conhecido como “Brandi” – sobrenome de sua mulher, Maria Giovanna. E tão boas eram aquelas pizzas que o casal mereceu a honra de cozinhar no Palácio Real de Capodimonte em 11 de junho de 1889, quando visitavam a cidade o Rei Umberto I e a Rainha Margherita de Savoia.
Espósito, para homenagear a família real, inventou uma pizza com as cores da bandeira da Itália recém unificada – branco (da farinha e da mussarela), vermelho (do tomate) e verde (do manjericão). Sucesso estrondoso. Acabou conhecida pelo nome da própria rainha – Margherita. E nunca mais deixou de ser feita.
A antiga pizzaria de Esposito continuou funcionando no mesmo lugar, agora com nome de “Antiga Pizzeria della Regina d’Italia”. A receita chegou ao Brasil só em meados do século passado. Quem a trouxe foi o napolitano Francesco Tarallo – que instalou em seu restaurante, em São Paulo, um forno de lenha com forma de iglu, igual aos usados em Nápoles.
Pizza, em restaurantes, não falta. Nem fora deles - Brasília que o diga!
Receita: (6 pizzas, de 30cm cada)
Para a massa
1 kg de farinha de trigo
especial
25 gr de fermento em tablete
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
150 ml de água morna
Para a cobertura
1 ½ kg de tomate bem
maduro e firme (sem pele e sem sementes)
250 gr de queijo pecorino ralado
800 gr de mussarela de búfala (cortada em
fatias)
1 maço de manjericão (lavado e bem
escorrido)
Orégano seco
Azeite de oliva
Sal a gosto
Preparo
Dissolva o fermento em um pouco de água morna. Reserve. Misture muito bem a farinha, o fermento dissolvido, o óleo, o sal e o açúcar. Sove bem a massa até que fique uniforme. Se necessário, junte mais um pouco de água.
Divida a massa em 6 pedaços (cada bola, uma pizza). Deixe descansar por uma hora em local fechado.
Abra a massa com um rolo, num diâmetro de 30 cm. Em uma panela coloque azeite e tomates bem picados. Refogue por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. Espalhe esses tomates sobre a massa.
Polvilhe um pouco de orégano e o queijo pecorino. Decore com fatias de mussarela de búfala e folhas de manjericão.
Asse a pizza em forno a lenha (por 5 minutos) até que a borda esteja dourada e o queijo derretido. Se assar em forno comum, use temperatura máxima e deixe a pizza por 15 minutos.
Retire do forno e sirva imediatamente.
Lectícia Cavalcanti coordena o caderno Sabores da Folha de Pernambuco, escreve na Revista Continente Multicultural, no site pe.360graus e no Terra Magazine.